Em um campeonato cada vez mais disputado como a versão 2019 do Campeonato Brasileiro, alguns clubes têm objetivos distintos na competição. Diferentemente das outras 18 equipes da série A, Vasco e Santos nesta rodada, pensam exclusivamente na vitória para reencontrar a tão sonhada paz. Separados por 14 pontos, O Gigante da Colina e o Peixe se enfrentam neste sábado, às 17h (de Brasília), em São Januário, pela 23ª rodada do Campeonato Brasileiro.
Vindo de uma virada histórica contra o Atlético Mineiro fora de casa na última quarta-feira (02) no Independência, o Vasco soma 27 pontos e configura na 13º colocação.
O técnico Vanderlei Luxemburgo não poderá contar com o volante Raul, suspenso pelo terceiro cartão amarelo, e deve promover o retorno de Marcos Júnior ao time titular. Mas seu maior dilema será tentar conter a empolgação e colocar os pés de seus atletas no chão, já que em caso de um insucesso nesta partida, o fantasma do rebaixamento assombrará São Januário.
"A nossa prioridade é a mesma e é com esse pensamento que vamos enfrentar o Santos, uma das forças do campeonato, em um jogo muito complicado. Mas temos plenas condições de fazer um bom jogo e ganharmos", disse Luxemburgo.
O time santista vem de uma vitória importante contra o CSA após três tropeços consecutivos na Vila Belmiro (empate em 3 a 3 com o Fortaleza, empate em 1 a 1 com o Athletico Paranaense e derrota de 3 a 0 para o Grêmio), permanece na 3º colocação com 41 pontos e com oito de distância para o líder Flamengo.
A escalação do Santos terá novidades. O técnico Jorge Sampaoli não contará com Lucas Veríssimo, suspenso, e Luiz Felipe, Carlos Sánchez e Derlis González, no departamento médico. O jovem Tailson pode estrear como profissional.
O capitão Victor Ferraz acredita na estratégia do Alvinegro para conter o ímpeto dos donos da casa.
"Jogo difícil, adversário que vem crescendo no campeonato, principalmente depois da chegada do Luxemburgo. Marca muito, corre demais. Geralmente congestiona o meio-campo, com jogadores que sabem jogar e também a característica de marcação. É jogo de imposição, acompanhamos a forma que venceram o São Paulo, com muita vontade e disposição. Temos que saber aproveitar. Estamos montando estratégia. Podemos aproveitar um pouco dessa empolgação em busca dos três pontos e uma condição melhor para o clássico (contra o Palmeiras, quarta-feira)", afirmou o lateral-direito.
Os torcedores vascaínos não têm boas lembranças do Santos, pois no primeiro turno, derrota de 3 a 0, no Pacaembu e eliminado na quarta rodada da Copa do Brasil.
FICHA TÉCNICA
VASCO X SANTOS
Local: São Januário, no Rio de Janeiro (RJ)
Horário: 17h (de Brasília)
Árbitro: Savio Pereira Sampaio (DF)
Assistentes: José Reinaldo Nascimento Junior (DF) e Nailton Junior de Sousa
Oliveira (CE)
Árbitro de Vídeo: André Luiz de Freitas Castro (GO)
VASCO: Fernando Miguel, Yago Pikachu, Oswaldo Henríquez, Leandro Castán e Henrique; Richard, Raul e Andrey (Marcos Júnior); Marrony, Ribamar e Talles Magno.Técnico: Vanderlei Luxemburgo
SANTOS: Everson, Victor Ferraz, Luan Peres (Felipe Aguilar), Gustavo Henrique e Jorge; Alison, Diego Pituca e Evandro; Tailson (Marinho ou Felipe Aguilar), Soteldo e Eduardo Sasha.Técnico: Jorge Sampaoli