Mais uma vez os torcedores vascaínos lotaram as arquibancadas de São Januário e foram tristes para suas casas com mais um insucesso da equipe comandada por Vanderlei Luxemburgo, na derrota por 1 a 0 para o Santos.
Abertura da 23ª rodada, o Gigante da Colina tentou de todas as formas vencer o Peixe para apagar a derrota para o Bahia por 2 a 0 e o empate em 1 a 1 com Athletico Paranaense, últimos fracassos naquele que é considerado o "Caldeirão Vascaíno".
A partida começou agitada, com o visitante surpreendendo o dono da casa e pressionando no início do jogo. Logo aos 8 minutos, Jorge arriscou um chute de fora da área e Fernando Miguel quase aceitou. O Cruz-maltino respondeu com um chute colocado de Andrey, que quase abriu o placar, batendo no travessão.
O Vasco equilibrou a partida e cresceu com Talles Magno nos primeiros 45 minutos, onde o camisa 47 deu trabalho e um grande passe para Rossi entrar em diagonal e ser derrubado pelo goleiro Everson.
Pênalti marcado em cima pelo árbitro Savio Pereira Sampaio.
Danilo Barcelos pegou a bola e se concentrava para o momento crucial da partida, quando o professor Luxemburgo ordenou que a cobrança fosse feita pelo atacante que sofrera a penalidade.
Resultado: O camisa 7 bateu mal e Everson pegou a penalidade, mantendo o 0 a 0 no placar até o fim do primeiro tempo.
"A responsabilidade do pênalti é minha. Rossi estava com a moral elevada e eu determinei. Poderia ser o Danilo, Pikachu e faz parte do futebol. Não vamos crucificar o Rossi", contemporizou Luxemburgo na coletiva.
Na volta para os 45 minutos finais, o Peixe voltou mais ligado e abriu o placar logo aos 4 minutos numa jogada individual do venezuelano Soteldo que cruzou para Evandro ajeitar para o jovem Tailson, de apenas 20 anos, bater forte e sacramentar o 1 a 0, em sua primeira partida como profissional.
Com o placar adverso, o Vasco pressionou o Santos e faltando dez minutos para o término da partida, o meia Evandro foi expulso depois de uma falta em Marrony. Cartão amarelo dado, que foi substituído pelo vermelho com ajuda do VAR.
Mesmo com um jogador a mais, nada mudou e o Vasco perdeu mais uma partida dentro de São Januário.
Com o resultado, o Santos diminuiu a diferença para o líder Flamengo para cinco pontos e para o vice Palmeiras para dois pontos. Vale lembrar que os dois rivais ainda irão jogar neste final de semana. O Vasco se manteve na 13ª posição e perdeu a chance de se distanciar ainda mais da zona de rebaixamento.
Na próxima rodada, disputada no meio de semana, ambas as equipes entrarão em campo. Na quarta-feira (09), às 21h30, o Santos receberá o Palmeiras em confronto direto na parte de cima da tabela. No dia seguinte, às 19h15, o Vasco irá enfrentar o Avaí na Ressacada.
FICHA TÉCNICA
VASCO 0 X 1 SANTOS
Local: São Januário, no Rio de Janeiro (RJ)
Horário: 17h (de Brasília)
Público: 17.083
Árbitro: Savio Pereira Sampaio (DF)
Assistentes: José Reinaldo Nascimento Junior (DF) e Nailton Junior de Sousa Oliveira (CE)
Árbitro de Vídeo: André Luiz de Freitas Castro (GO)
Cartões amarelos: Luan Peres (SAN), Soteldo (SAN) e Andrey (VAS), Marrony (VAS) e Leandro Castán (VAS).
Cartão vermelho: Evandro (SAN)
GOL
Santos: Tailson, aos 4 minutos do 2º tempo
VASCO: Fernando Miguel, Yago Pikachu, Oswaldo Henríquez, Leandro Castán e Henrique; Richard, Andrey (Felipe Ferreira) e Marcos Júnior (Clayton); Marrony, Rossi (Ribamar) e Talles Magno. Técnico: Vanderlei Luxemburgo
SANTOS: Everson, Victor Ferraz, Felipe Aguilar, Gustavo Henrique e Luan Peres (Alison); Diego Pituca, Evandro e Jorge; Tailson (Marinho), Soteldo e Eduardo Sasha. Técnico: Jorge Sampaoli