Coelho da Rocha, em São João de Meriti, abriga uma ilha onde esporte, educação, cuidados com a Terceira Idade, empoderamento feminino e proteção aos animais são fornecidos gratuitamente, a quem se interessar. É o projeto #Vemcer, que desde 2017 promove a integração usando a prática esportiva, implementando valores de cidadania e solidariedade, desenvolvendo potenciais e resgatando projetos de vida. Atualmente cerca de 700 pessoas são atendidas. De graça.
"O projeto surgiu da união de vários amigos, que decidiram realizar um trabalho voluntário de socialização por meio do esporte, voltado, principalmente, para crianças e adolescentes. Com o passar do tempo, verificamos que a área de abrangência poderia ser ampliada para outros segmentos da população", explica a presidente Tatiana Figueiredo.
O centro oferece aulas de Muay Thai, Kickboxing, Judô, Jiu Jitsu, Luta Livre, Capoeira, Ginástica para a Melhor Idade e reforço escolar. Além disso, promove ações para proteção e adoção de animais e, desde agosto, incorporou o Empoderadas, projeto da lutadora Érica Paes que ensina mulheres a se protegerem da violência, em especial a doméstica.
"Nossa principal meta é promover a socialização de crianças e adolescentes que, muitas das vezes, não dispõem de qualquer atividade de lazer. Além disso, é inegável que a prática de uma modalidade esportiva educa emocionalmente e fisicamente. Isso sem contarmos com os benefícios secundários às famílias. O Projeto não abre mão de que os alunos estejam regularmente matriculados na rede de ensino", explica Tatiana.
Para aproveitar dos benefícios do #Vemcer, o primeiro passo é fazer contato pelo e-mail [email protected] ou pelos telefones 2751-4189 e 97933-2373 (WhatsApp).