Por conta da sua popularidade, o biscoito ganhou um dia em sua homenagem: 20 de julho, e, talvez não por coincidência, é comemorado também o dia do amigo. A data é recente, começou a ser divulgada em 2016, após realização de uma pesquisa encomendada pela ABIMAPI (Associação Brasileira das Indústrias de Biscoitos, Massas Alimentícias e Pães & Bolos Industrializados), que tentou esclarecer as preferências e perfis de consumidores de biscoito em todo o país. Descobriu que os biscoitos estão presentes em 99,7% dos lares. Um amigão para todas as horas e por isso definiu-se o dia 20 como o seu “dia”.
Em 2017 foi encomendada nova pesquisa e na divulgação da mesma, o presidente da instituição, Cláudio Zanão explicou que os tipos seco/doce representavam 37,6% do mercado e os salgados como cream cracker e água e sal, 33,81%. “Além disso (a pesquisa) nos mostrou que as embalagens de 300g a 400g, conhecidos como 'pacotões', foram os que mais contribuíram para o aumento do volume de vendas"- completa o executivo.
Curiosamente, repetindo 2016, Norte e Nordeste são a macrorregião que mais compraram biscoitos, com 39,1% do consumo, seguidos de Leste e interior do Rio de Janeiro, com 13,9%, Sul, com 11,4%, Grande São Paulo (10,1%), Interior de São Paulo (9,6%), Centro-oeste (8,7%) e em último o Grande Rio de Janeiro com 7,2%.
Quem mais compra são mulheres entre 30 e 39 anos, pertencentes às classes D e E, nas regiões Norte/Nordeste com companheiro e filhos pequenos, em lares de 5 ou mais pessoas, como apresentado na amostra da pesquisa abaixo.
Mas é biscoito ou é bolacha?
A eterna discussão que movimenta as redes sociais em brincadeiras com paulistas nem tem muita relevância, pois, para a Agência Nacional de Vigilância Sanitária ambos os termos estão corretos, pois os dois são “produtos derivados da farinha, com a possibilidade de apresentarem coberturas, recheios, formatos e texturas diversas.”
E o país está dividido. São Paulo, Rio Grande do Sul, Paraná, Santa Catarina, e Amapá, se referem ao alimento como bolacha, enquanto estados como Pernambuco, Rio de Janeiro, Bahia e Ceará em sua maior parte ignoram o termo bolacha e generalizam biscoito, como tendência histórica da língua portuguesa. No estado de Minas Gerais há ainda uma divisão regional, sendo o termo bolacha preferido apenas no Triângulo e no Sul e o termo biscoito em todas as demais regiões.
De onde vem o biscoito?
Os primeiros indícios de preparo da iguaria vem do Antigo Egito. Por conta dos ciclos de enchentes do Rio Nilo, os egípcios se dedicaram ao cultivo do trigo. Uma vez que a principal produção agrícola era o trigo, logo se descobriu o pão e, usando fogo e fornos rústicos, os pães se tornaram mais apetitosos. Até a elaboração do biscoito, o tempo foi relativamente curto.
De início, o biscoito era preparado para rituais. Moldado com formas animais e humanas era oferecido às divindades em troca de chuvas para garantir a fertilidade do solo. Gregos, babilônios e assírios foram alguns dos povos que também começaram a ofertar biscoitos de trigo e mel para seus deuses. Com o passar dos séculos, os franceses desenvolveram outras técnicas para a produção, por exemplo assar o biscoito duas vezes para reduzir a umidade, conservando o produto por mais tempo, é daí que vem o termo aportuguesado de biscoito, derivada da palavra francesa biscuit, que significa assado duas vezes.
Curiosidades
Por que os biscoitos água e sal têm furos?
Os furos são estratégicos, pois deixam que o vapor escape durante o cozimento. O objetivo é deixar o biscoito achatado e crocante. A quantidade também determina se o biscoito será mais duro e seco.
Cream Cracker e água e sal têm diferenças?
Sim. Apesar de serem feitos com os mesmos ingredientes, há um pouco mais de gordura no cream cracker.
Biscoito Maria e biscoito Maisena são iguais?
Também têm suas diferenças. Enquanto o biscoito Maria tem toques de baunilha e leite, o biscoito maisena leva baunilha, laranja e limão.
Ahhhh. Para quem gosta de Nutella, fique de olho: foi desenvolvido um biscoito em formato de dedo que vai permitir que você saboreie todo o pote. A Nutella comprou a iniciativa do designer italiano Paolo Ulian mas até agora não tem previsão de lançamento.