Ao menos duas pessoas foram mortas e outras duas feridas em tiroteios em uma loja de kebab, próximo de uma sinagoga na cidade de Halle, no leste da Alemanha. Uma pessoa foi presa, mas a polícia acredita que pelo menos uma pode ter fugido da área em um veículo.
O atirador foi visto vestindo uma roupa de estilo militar carregando várias armas, dizem testemunhas. Relatos ainda sugerem que também houve um terceiro tiroteio em Landsberg, a cerca de 15 km a leste de Halle, este ainda não confirmado.
De acordo com a Polícia de Halle, um homem foi morto em uma loja de comidas turcas, e uma mulher foi morta próxima à uma sinagoga judaica. Ainda não está claro se os dois ataques foram realizados pela mesma pessoa.
Max Privorotzki, líder da comunidade judaica local, disse à revista Der Spiegel que um atirador tentou entrar em uma sinagoga de Halle, onde entre 70 e 80 pessoas estavam dentro.
“Ele estava vestido como um policial, totalmente armado. Então ele jogou uma bomba, ou uma granada sobre o muro do cemitério”, afirmou Privorotzki.
Uma testemunha na loja de kebab disse ao noticiário alemão da n-tv que um atirador camuflado havia aberto fogo no local.
"O homem foi até a loja dos doadores, jogou algo como uma granada, não explodiu e abriu fogo com uma espingarda de assalto ... eu me escondi no banheiro", disse a testemunha ao repórter de TV perto da cena.
Um vídeo postado nas mídias sociais parece mostrar pelo menos um suspeito, usando capacete, atirando no ar por trás de um carro. A violência ocorreu quando os judeus comemoraram o Yom Kipur, o dia mais sagrado do judaísmo.