TOPO - PRINCIPAL 1190X148

Polícia do RJ captura 15 milicianos na Zona Oeste e Baixada

Ações foram realizadas no período de uma semana.

Por Mario Hugo Monken em 09/10/2019 às 18:36:19

A prisão mais significativa foi de Ronald Elias Pereira Valente, conhecido como Jaquinha, líder da milícia do bairro Nova Aurora, Belford Roxo. Foto: Divulgação

Em menos de uma semana, a polícia do Rio de Janeiro capturou ao menos 15 milicianos na Zona Oeste da capital e na Baixada Fluminense e apreendeu armas pesadas.

Nesta quarta-feira (9), a Delegacia de Homicídios da Baixada Fluminense (DHBF) capturou três suspeitos de pertencer à milícia de Austin, em Nova Iguaçu. O grupo é responsável por extorsões e exploração de serviços ilegais como a disputa por pontos de mototáxi na Praça do Batuta e na Biquinha, ambos em Austin.

Foram presos Marcos Antônio dos Santos Amaral, conhecido como Marcos Alemão, Jorge Luis Ramos de Oliveira e Jeferson Ramos Oliveira, esse último ex-secretário de obras de Nova Iguaçu. Cinco armas foram apreendidas. A atuação do bando resultou em diversas mortes na região nos últimos meses.

Na segunda-feira (7), cinco suspeitos de integrar a milícia de Gardênia Azul e do Anil, em Jacarepaguá, na Zona Oeste da capital, entre eles dois PMs, já haviam sido presos. Com eles apreendidas três pistolas, um revólver e uma espingarda calibre 12. Eles responderão a crimes por porte de arma e milícia.

Um dia antes, foi preso em Guapimirim, Fabiano Cordeiro Ferreira, o “Mágico”, integrante do grupo miliciano que atua em Rio das Pedras, em Jacarepaguá, na Zona Oeste.

Fabiano era o responsável por ser o braço armado do grupo, uma espécie de soldado da organização criminosa que agia sob o comando da liderança em ações armadas, sobretudo na prática de homicídios e na cobrança de taxas aos moradores e comerciantes das localidades dominadas pelo grupo.

No sábado (5), Carlos Andre da Silva Souza e Rodrigo de Morais Reis foram presos após ação sigilosa com o objetivo de capturar milicianos que se encontravam reunidos em uma festividade no bairro de Santa Cruz, na Zona Oeste da capital.

Os presos estavam em um veículo roubado, e com eles foram apreendidos, um fuzil, calibre 7,62, modelo AK-47, 62 (sessenta e duas) munições calibre 7,62x39, 30 (trinta) munições calibre 7,62x51, dois carregadores para fuzil AK-47, calibre 7,62x39,sete carregadores para fuzil modelo FAL, calibre 7,62x51, um carregador para fuzil calibre 5,56, um carregador para pistola, três coldres, três cintos táticos, uma folha com anotações das extorsões da milícia, uma gandola tática militar.

Os capturados são apontados como de alta periculosidade e ostentavam armas de alto potentes em festas e eventos visando intimidar a população local.

Um dia antes, foram presos Lucas Ferreira da Conceição e Alex Oliveira da Silva pelo crime de extorsão. Os dois foram capturados no momento em que arrecadavam dinheiro de comerciantes no bairro de Campo Grande, com duas pistolas calibre 9mm e munições. Com eles foram apreendidos cerca de R$ 320 reais.

Lucas e Alex integram a milícia naquela região. As cobranças era realizadas sempre com violência e ameaça.

No dia 3, foi capturado dentro de um shopping da Barra da Tijuca, na Zona Oeste do Rio, Willian Martins Ferreira, conhecido como Macarrão, que respondia pelos crimes de homicídio qualificado e ocultação de cadáver.

De acordo com os agentes, Willian é integrante da milícia e oriundo da comunidade do morro do Jordão, em Jacarepaguá.

A prisão mais significativa ocorreu também no dia 3. Foi capturado Ronald Elias Pereira Valente, conhecido como Jaquinha, apontado como líder da milícia do bairro Nova Aurora, Belford Roxo, na Baixada Fluminense.

De acordo com as investigações, a milícia do bairro Nova Aurora é uma das mais perigosas da região, e conhecida por cometer crimes de extorsão e homicídios.

Jaquinha possuía oito mandados de prisão, além de diversas anotações criminais pelos crimes de homicídio, organização criminosa e roubo qualificado. No momento da prisão, Ronald portava uma arma de fogo com kit rajada.




POSIÇÃO 3 - ALERJ 1190X148POSIÇÃO 3 - ALERJ 1190X148
Saiba como criar um Portal de Notícias Administrável com Hotfix Press.