Quase metade das vítimas de acidentes de trânsito no Rio pilotavam motocicletas
Bombeiros também relatam quase 950 atendimentos por dia ano passado
Foto: João Henrique | Maricá Info
O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ) divulgou nestaquinta-feira(19), o balanço dos serviços prestados pela corporação no ano passado. De acordo com esses números, foram atendidas51.520 vítimas de acidentes de trânsito sendo que 47,7% estavam pilotando motocicletas, a maioria de homens jovens.
O serviço de salvamento marítimo atendeu41.555vítimas em todo o Estado. Janeiro foi o mês que registrou maior demanda, cerca de 390 por dia. OAnuário2017registra socorros realizados, efetivo e materiais empregados no dia a dia da instituição. Também constam dados sobre os serviços técnicos, o sistema de ensino e as atividades culturais.
De acordo com a publicação, oCBMERJrealizou 344.112 atendimentosno Estado do Rio de Janeiro, uma média de 943 por dia. As solicitações ocorreram com maior intensidade de 7 às 21horas, com pico de concentração entre 17 e 19horas.
As viaturas operacionais da corporação percorreram 4.910.907 quilômetros, o equivalente a 123 voltas em torno do globo terrestre. Já as aeronaves do Corpo de Bombeiros do Rio mantiveram-se 861,5 horas no ar em atividade de salvamento.
Ao todo, oGrupamento de Operações Aéreas doCBMERJsocorreu 451 pessoas e realizou56 transportes de órgãos e tecidos, uma média de um órgão por semana, para fins de transplante. Na área de segurança contra incêndio e pânico, acorporação emitiu 55.309 certificados, laudos e autorizações, após análises técnicas e vistorias.