"Pode qualquer tentativa de mensurar a inteligência predizer o valor de uma pessoa ou sua habilidade de contribuir significativamente para o mundo?", quem faz essa pergunta é Chris Cooper, ator norte-americano premiado com o Oscar por Melhor Ator Coadjuvante por "O Anel" (2002) e presença, em outros, em produções como "Beleza Americana" (1999), "Identidade Bourne" (2002), "Supremacia Bourne" (2004). A sua indagação foi feita em "Vidas Inteligentes – Intelligent Lives", de Dan Habib, longa que integra o Assim Vivemos - Festival Internacional de Filmes sobre Deficiência que acontece entre 23 de outubro e 4 de novembro no Centro Cultural Banco do Brasil Rio de Janeiro.
Narrador do filme sobre três jovens pioneiros que, com deficiência intelectual desafiaram as percepções de inteligência quando passaram do ensino médio para o superior e para o mercado de trabalho, Cooper relata sua experiência pessoal. Seu filho Jesse - que era tetraplégico e faleceu em 2005 – também enfrentou o que chamam do sórdido histórico dos testes de inteligência nos EUA. A produção de 2018 é um das 38 que integram o evento que depois segue para os CCBBs de Brasília (12 e 24 de novembro) e São Paulo (27 de novembro a 9 de dezembro).
O "Assim Vivemos" é o primeiro festival de cinema no Brasil a oferecer acessibilidade para pessoas com deficiência visual (audiodescrição em todas as sessões e catálogos em Braille) e para pessoas com deficiência auditiva (legendas inclusivas nos filmes e interpretação em LIBRAS nos debates). As sedes dos CCBBs são acessíveis para pessoas com deficiência ou com mobilidade reduzida.
Serão oferecidos cinco prêmios do júri e um do público, destinado ao filme escolhido nas três cidades. Os membros do júri são pessoas com deficiência, artistas e profissionais ligados ao tema e, em cada edição, o júri cria novas categorias de prêmios, a fim de destacar as qualidades específicas dos filmes premiados. O troféu foi criado pela artista cega Virginia Vendramini. A direção geral do Assim Vivemos - Festival Internacional de Filmes sobre Deficiência é de Graciela Pozzobon.
Serviço
Centro Cultural Banco do Brasil Rio de Janeiro - CCBB RJ
CENTRO CULTURAL BANCO DO BRASIL – RJ
Rua Primeiro de Março, 66 – Centro, Rio de Janeiro
Assim Vivemos - Festival Internacional de Filmes sobre Deficiência
23 de outubro a 4 de novembro de 2019
Horário: Quarta-feira a segunda-feira, 9h às 21h