A PNL - Programação Neurolinguística, funciona como uma excelente alavanca, para promover o autoconhecimento, ampliar a percepção sobre a criação dos comportamentos e com isso dando ao indivíduo, elementos para fazer escolhas na vida de forma mais assertiva.
Através de um conjunto de ferramentas utilizadas para promover mudanças comportamentais e de estado emocional, o indivíduo passa a ter um maior conhecimento de si, suas motivações, obtém maior consciência e controle de suas ações, fortalece seus recursos internos de força e alcança melhorias de atuação na vida pessoal e profissional.
Conhecer a PNL- Programação Neurolinguistica, com Dr. Jairo Mancilha, ajudou a construir um diferencial para dar suporte na condução das minhas atividades em treinamentos comportamentais, Atendimentos clínicos e para ampliar e promover o autoconhecimento das pessoas em processo de Coaching com maior assertividade.
Nesta semana aproveitei a comemoração dos 25 anos de existência do INAP - Instituto de Neurolinguística Aplicada, para entrevistar o seu fundador. No Rio de Janeiro, a PNL- Programação Neurolinguística, alcançou destaque com a[DG1] participação efetiva de Jairo Mancilha, Mestre e doutor em Medicina pela UFRJ, Ph.D.em cardiologia pela Northwestern University (USA),Master Coach e Master Trainer internacional em Coaching e em Neurolinguística, Diretor do INAp - Instituto de Neurolinguística Aplicada e do InCoaching - Instituto Internacional de Coaching.Ministra palestras, cursos e treinamentos no Brasil e na Europa,Meta-Coach (ACMC) com certificação internacional pela Meta-Coach Foundation., fundador do Inap- Instituto de Neurolinguística Aplicada.
Dulce - Quais foram os primeiros objetivos do Instituto?
Jairo Mancilha - Nos primeiros anos o Instituto se dedicou a formação de Practitioner em PNl, de forma prática, como forma de contribuir para que as pessoas alcançassem uma melhor qualidade de vida, através da prática e utilização das ferramentas que promovem melhoria e ampliam a percepção permitindo um novo olhar para situações e consequentemente novas formas de agir. Na visão de Jairo Mancilha, o " Aprender está no fazer", e pôr em práticas os conhecimentos aprendidos nas atividades do dia a dia ajuda em muito na promoção efetiva de mudanças. Um grande número de pessoas, puderam aprender, experimentar e promover mudanças em diversos contextos da vida, bem como criaram novos rumos de atuação profissional.
Num segundo momento o Instituto iniciou parcerias para trazer ao Rio de Janeiro, capacitações na área de Coaching, uma atividade que mudou a forma de enxergar e realizar a revisão de modelos mentais limitantes para promover mudanças, autoconhecimento e consciência para um efetivo desenvolvimento, alcance de objetivos e melhoria de performance nas diversas áreas da vida.
Com o aperfeiçoamento das técnicas, aprofundamento dos temas, maior conhecimento da Neurociência e estudos voltados para área da Espiritualidade, novos caminhos de práticas passaram a ser explorados. Segundo Jairo, o carro chefe dos programas do INAP hoje, apresentam uma maior preocupação com a Consciência e Presença, e estes elementos, são os grandes pilares que apoiam os programas de desenvolvimento realizados no Instituto.
Para Jairo Mancilha, o grande propósito do Instituto é elevar o nível de consciência das pessoas, para tornar o mundo um lugar melhor.
Dulce Gabiate - Psicóloga, Consultora organizacional com foco na área de desenvolvimento humano. Treinadora de treinadores em TOP- Tecnologia de Participação ICA Phoenix - Arizona USA, Trainer em Programação Neurolinguística formada pelo INAP e Coach Executivo, Carreira e Vida pelo ICI e InCoaching, Psicóloga clínica.