A palavra esperança vem do latim spes, que significa confiança em algo positivo. É um conceito, uma crença emocional, que se manifesta em maneiras de ser, estar e agir no mundo.
2024 foi um ano de grandes eventos assustadores, manifestações claras das mudanças climáticas, instabilidades de governos mundo afora, guerras sem fim, atos de extremismo, racismo e rigidez mental, fatos que nos empurram para repensar nossa forma de perceber e atuar na vida.
Será preciso um grande investimento pessoal para dar conta de sair da área de controle que imaginávamos ter e criar resiliência para lidar com as mudanças que têm impacto direto na nossa segurança física e equilíbrio mental.
A pergunta que devemos nos fazer agora é: "que recursos, práticas e comportamentos precisamos aprimorar para lidar com um mundo que parece se fragmentar?".
Sabemos que não podemos mudar as pessoas e eventos que estão fora do nosso controle, mas podemos aprender e aprimorar nossas capacidades para lidar com elas sem perder a motivação e energia.
Vale ressaltar aqui algumas dicas para navegar neste novo mundo incerto:
* Como recursos, podemos trabalhar e usar os exercícios físicos para melhorar nosso nível de energia, vigor e desempenho;
* Quanto às práticas, podemos utilizar a respiração, meditação, mindfulness e exercícios corporais para aprender a estar mais presente, sentir mais e pensar menos e desfrutar de momentos de prazer com qualidade;
* Criar o hábito de valorizar as pequenas conquistas e usar âncoras de memórias positivas podem ajudar muito a melhorar o humor, promover mudanças de estados emocionais, bem como ampliar sua capacidade de lidar com os eventos do dia a dia de uma forma mais leve.
Nesse novo mundo, para nos mantermos em equilíbrio, precisamos ter planos de adaptação, coragem e foco para enfrentar obstáculos e esperança para continuar aprendendo com nossa vulnerabilidade, um caminho flexível para ser produtivo e garantir qualidade de vida.
Vale citar que a pesquisa "Panorama 2025", da Amcham e Humanizadas, revela que inteligência artificial, digitalização, sustentabilidade e gestão de riscos estarão no centro das estratégias empresariais. O futuro do trabalho reserva mudanças profundas na forma como as organizações operam e os profissionais gerenciam suas carreiras.
É preciso estar antenado e acompanhar as tendências e avanços tecnológicos para se manter atualizado e criar vantagens competitivas na área profissional.
Fortalecer a nossa saúde mental será valioso para interagir e atuar com boa produtividade e qualidade nos próximos anos.