Falar em orientação de carreira em um período de turbulência econômica, com um alto percentual de desempregados no país e principalmente no Estado do Rio de Janeiro, que naturalmente em função das incertezas abalam diretamente à saúde e o equilíbrio emocional das pessoas, pode parecer inoportuno, mas, acredito que focalizar a atenção na identificação e busca de uma área de estudo ou atividade profissional, acaba gerando grande motivação e prazer e consequentemente viabilizando a descoberta e a criação de novos nichos de atuação e renda.
Já alguns anos, venho desenvolvendo trabalhos de orientação de Carreira, tanto para os jovens que estão se preparando para ingressar nas Universidades, bem como para profissionais que estão em busca de uma atividade que seja mais estimulante, rentável e que propicie uma melhor qualidade de vida.
Em ambos os casos, podemos perceber que existem fatores que são comuns para estas duas demandas, o desejo de atuar em atividades mais estimulantes, que propiciem desenvolvimento, qualidade de vida e renda adequada. A busca por estes fatores, acabam gerando dúvidas, frente a diversidade de novas áreas de estudos, uma visão pouco clara sobre “Quem Sou Eu”, (minha identidade), qual o meu propósito de vida, desconhecimento das habilidades e recursos internos, e muitas vezes inviabilizando uma tomada de decisão.
Considerando os aspectos citados, no trabalho de Orientação de Carreira, utilizamos uma série de inventários, testes e exercícios para ajudar no mapeamento de perfil do cliente, de forma a tornar claro sua identidade, o seu mapa mental de crenças, valores, estratégias de aprendizagem, estilo de personalidade, potenciais desenvolvidos e a desenvolver, e com isso viabilizar a identificação das áreas de afinidades, bem como subsidiar a criação de planos de ações efetivos, para promover o caminho de desenvolvimento e as adequações necessárias para alcançar seus objetivos.
Uma escolha de carreira respaldada no autoconhecimento, nos valores e crenças pessoais, funciona como uma forte alavanca, para promover o fortalecimento da autoestima e segurança pessoal, propiciar um planejamento adequado para seu desenvolvimento profissional, bem como pode servir de inspiração para criação e/ou participação em projetos de empreendedorismo, que hoje, são portas de oportunidades para utilizar seu potencial e gerar renda de forma mais autônoma e assim, poder navegar e atuar em um mercado em grande transformação.
Avaliar esta possibilidade de investir no mapeamento do seu potencial e desenho de uma carreira, pode ser a chave para alcançar sucesso e garantir qualidade de vida e bem estar.
Dulce Gabiate – Psicóloga, Consultora organizacional com foco na área de desenvolvimento humano. Treinadora de treinadores em TOP- Tecnologia de Participação ICA Phoenix - Arizona USA, Trainer em Programação Neurolinguística pelo INAP e Coach Executivo, Carreira e Vida pelo ICI e InCoaching, Psicóloga clínica. Autora do livro Mudanças – Aprendendo a criar novos comportamentos - publicado pela Agbook.