É comum ouvirmos em conversas de final de tarde, a frases do tipo, hoje tomei um feedback, hoje recebi um Arrasaback, minha avaliação foi uma chuva de críticas, odeio feedback, avaliações são sempre feitas de forma de crítica e outros.
De uma maneira geral o feedback, no imaginário das pessoas, tende a ser visto de forma negativa, considerado por alguns como uma crítica destrutiva e em função dessas percepções e desconhecimento de seus benefícios, acabam influenciando negativamente o seu uso, e quando não compreendido, é sentido como algo ruim, que impacta diretamente no desempenho, motivação e rouba a energia das pessoas.
O que muitos desconhecem, é que o feedback quando bem empregado, serve como um orientador para ajudar a conhecer de forma objetiva como estamos sendo observados e avaliados, com relação aos comportamentos nas atividades profissionais, bem como pode auxiliar e servir de alavanca para direcionar a construção de um plano de ação pessoal ou de grupo, para alcançar melhorias de desempenho, promover o autoconhecimento e reforçar a autoestima .
Para desmistificar o processo, será importante conhecer o conceito. Feedback é um retorno específico que recebemos de uma pessoa, cliente ou gestor sobre o resultado dos nossos comportamentos, processos de trabalhos, desempenho e do nosso produto, em relação aos objetivos estabelecidos e esperados.
Muitas vezes, a memória de uma experiência negativa, de um feedback recebido por um gestor ou pessoa, que não foi adequado e bem dirigido, que não pontuou o evento específico, onde foram identificados os comportamentos não assertivos, acabam gerando resistências e dificuldades em receber feedbacks. Nossas memórias e sentimentos, influenciam a criação de crenças, que nos impede de perceber o ganho que se tem em receber feedbacks.
O importante neste momento, é pensar que quando não recebemos nenhuma informação sobre o nosso desempenho, comportamentos que precisam ser ajustados, pontos que precisamos desenvolver, o que fazemos muito bem e o que precisamos melhorar, temos um esvaziamento da motivação e um sentimento de não reconhecimento, que acabam enfraquecendo a nossa produtividade e energia, bem como prejudicam a criação de planos de melhorias.
As dicas para este processo são:
- Procure ressignificar o conceito de feedback, percebendo como um processo natural que acontece quando estamos realizando um trabalho, que será recebido e avaliado por alguém.
-Lembre-se que o feedback, embora pareça uma crítica, é uma excelente forma de se obter dados e fatos sobre o nosso desempenho e muitas vezes, ajuda a modificar o sentimento de subjetividade de uma avaliação.
- Ao receber um feedback, esteja aberto a ouvir, peça para que a pessoa pontue qual foi a situação ocorrida, o que foi percebido, que ideias e/ou sugestões poderiam ser mais adequadas, e o que você precisa melhorar. Isso irá ajudar você na criação de um plano de desenvolvimento pessoal, bem como poderá influenciar positivamente quem está emitindo o feedback e avaliando você.
Dulce Gabiate – Psicóloga, Consultora organizacional com foco na área de desenvolvimento humano. Treinadora de treinadores em TOP- Tecnologia de Participação ICA Phoenix - Arizona USA, Trainer em Programação Neurolinguística pelo INAP e Coach Executivo, Carreira e Vida pelo ICI e InCoaching, Psicóloga clínica. Autora do livro Mudanças – Aprendendo a criar novos comportamentos - publicado pela Agbook.