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FIQUE ATENTO ÀS HABILIDADES COMPORTAMENTAIS, ELAS PODEM LHE TIRAR DO JOGO!

Em 24/01/2020 às 19:53:19

Uma frase muito conhecida, mas nem sempre valorizada no mercado é “As pessoas conquistam seus empregos pelo currículo, mas são desligadas por seus comportamentos.

Essa é uma regra valiosa, que deve ser considerada pois define o destino de alguns profissionais nas organizações de trabalho e grupos.

Normalmente o perfil de um cargo é composto por competências técnicas, experiências efetivas e mais algumas competências comportamentais necessárias para sustentar sua atuação e relacionamentos com equipes, pessoas e clientes. Muitas empresas em seus processos seletivos, buscam avaliar o equilíbrio nesta relação de competências e fazer uma escolha assertiva; todavia, em função de necessidades urgentes ou por não valorização dos líderes, acabam sendo postas de lado e, com isso, gerando dificuldades no futuro.

Há uma tendência em se buscar profissionais com qualificações técnicas para atuarem de forma efetiva na realização dos processos; todavia, na prática sabemos que, sem algumas competências comportamentais, torna-se difícil criar integração com outras pessoas, promover trocas e gerar relações de confiança, para fechar de forma assertiva e eficiente um ciclo de tarefas, buscar ideias e novos conceitos para solução de problemas, bem como fazer entregas de qualidade para os clientes. Então, é importante que se entenda que sem algumas habilidades comportamentais, a atuação profissional poderá ser comprometida e não promover os resultados esperados, consequentemente gerar desgastes para a organização e uma grande frustração para o profissional.

Fique de olho nas Habilidades básicas que podem favorecer e ajudar você a atuar de forma assertiva

Comunicação- habilidade de se expressar com clareza e objetivamente com diferentes estilos;

Relacionamento Interpessoal – habilidade para se relacionar e estabelecer relações respeitosas com diferentes estilos;

Trabalho em equipe- habilidade de atuar em equipe, participar e manter o foco nos objetivos do grupo;

Equilíbrio emocional- habilidade em saber lidar com resistências, conflitos, pressões, sem perder o controle;

Resiliência- capacidade de lidar com mudanças, instabilidades, criar adaptações, sem perder a sua essência;

Lidar com pressões- saber lidar com pressões de mercado, metas, tempo e manter-se em foco e motivado.

A boa notícia é que estas competências podem ser desenvolvidas e aprimoradas, com uma mudança de mindset (nossa forma de perceber e atuar no mundo), treinamentos, leituras e até através de processos terapêuticos.

Dulce Gabiate – Psicóloga, Consultora organizacional com foco na área de desenvolvimento humano. Treinadora de treinadores em TOP- Tecnologia de Participação ICA Phoenix - Arizona USA, Trainer em Programação Neurolinguística pelo INAP e Coach Executivo, Carreira e Vida pelo ICI e InCoaching, Psicóloga clínica, realiza atendimento online. Autora do livro Mudanças – Aprendendo a criar novos comportamentos - publicado pela Agbook.

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