Em meio a uma situação real de Pandemia, com necessidade de afastamento social e a manutenção das atividades de trabalho, o Home office, foi uma das estratégias adotadas por diversas pessoas e empresas, para garantir a continuidade dos seus serviços e sua sobrevivência. Essa escolha de estratégia, movimentou muitas pessoas na busca de orientações para ajustarem seus ambientes domésticos, equipamentos e regras de atuação, para funcionarem neste esquema de trabalho, bem como sinalizou para as empresas a necessidade de investir neste sistema.
Mas o que é Home Office?
O home office é uma forma de sistema de trabalho, onde o funcionário realiza suas atividades fora da empresa, em sua casa ou outro espaço. O trabalho em sistema de Home office pode ser feito de forma totalmente remoto, parcialmente remoto ou remoto com variações.
Nos últimos 4 anos, algumas empresas, preocupadas em melhorar a qualidade de vida de seus empregados, atender necessidades de ampliar seus quadros funcionais com custos reduzidos e visando atender demandas de produção e as necessidades de seus profissionais das áreas de Tecnologia da Informação, Recursos Humanos e outras de caráterconsultivo, iniciaram estudos para criação de modelos e regras para o trabalho em Home Office.
Embora esta forma de trabalho tenha se tornado conhecida e apreciada, ela ainda apresenta muitas dúvidas para as empresas. A falta de uma estrutura de regras para o controle e acompanhamento do processo, descrédito por parte das lideranças quanto a manutenção da produtividade, engajamento e responsabilidade dos colaboradores, bem como a falta de clareza e experimentação por parte dos colaboradores, são fatores que interferem na implantação deste sistema em um número maior de empresas.
O trabalho remoto para ser executado de forma segura e adequada e dentro dos critérios especificados na legislação irá exigir, tanto dos colaboradores como das empresas, os recursos necessários para garantir a sua execução de forma eficiente. O importante é que o colaborador possa trabalhar de qualquer lugar, e que ele tenha o apoio necessário, para desenvolver sua função em outros espaços além da empresa.
Principais vantagens do trabalho remoto
Viabiliza a modernização e agilidade do trabalho;
Flexibilidade dos horários;
Evita o stress gerado por longos tempos de deslocamento;
Ganhos com maior engajamento e satisfação com o trabalho;
Melhoria significativa na qualidade de vida dos funcionários;
Gera vantagens econômicas para empresa e economia de recursos e espaços;
Redução de turnover, em função do aspecto de bem estar e motivação dos funcionários.
Cuidados que deverão ser observados pelos colaboradores
Pela novidade da prática, os colaboradores deverão ficar atentos aos comportamentos necessários para viabilizar e realizar de forma assertiva esta prática;
O trabalho em Home office irá exigir a criação de um espaço adequado para realizar suas atividades com tranquilidade e sem interrupções;
Preparo em termos de organização e definição de horários para o início, intervalos e término da atividade;
Estabelecer alguns comportamentos que poderão ajudar na manutenção do foco, atenção e bem estar e com isso criar padrões que garantam uma boa motivação e performance.
Como dica final, será de grande valia aprender a tirar proveito das situações que surgem fora do previsto, e utilizar este tempo para criar aprendizagens que poderão ser úteis no futuro para lidar com mudanças, obstáculos e necessidades de adaptação frente a novas realidades.
Dulce Gabiate – Psicóloga, Consultora organizacional com foco na área de desenvolvimento humano. Treinadora de treinadores em TOP- Tecnologia de Participação ICA Phoenix - Arizona USA, Trainer em Programação Neurolinguística pelo INAP e Coach Executivo, Carreira e Vida pelo ICI e InCoaching, Psicóloga clínica com foco no atendimento online. Autora do livro Mudanças – Aprendendo a criar novos comportamentos - publicado pela Agbook.