TOPO - PRINCIPAL DOE SANGUE - 1190X148

Quando um propósito direciona uma vida e abre caminho para outros

Em 28/06/2020 às 14:14:06

Muitas vezes ficamos paralisados por um não ou por uma oportunidade perdida, mas alguns que tem o poder de olhar para um terreno pouco fértil e movidos por um sonho são capazes de criar uma realidade.

Essa é a história de Rosemar de Souza Soares ou Tia Rose, Presidente do Centro Cultural de Piabetá, fundado em 16 de março de 1993. Nascida na Fazenda Quilombola Santa Terezinha, em Cachoeira de Macacú – RJ, em 01/05/1963, filha de Petronilia Nazário de Souza e Obelino Nazário dos Santos. Rosemar veio ainda criança para Magé e, aos 12 anos, foi levada pelo pai para o Rio de Janeiro para trabalhar como empregada em uma casa de família.

A casa em que estava fazia fundos com uma escola e sua motivação era observar as atividades e ensaiar um processo de aprendizagem de forma solitária. Até que um dia, a Diretora da Entidade escolar, percebendo o seu interesse e grande motivação, convidou a menina para ingressar na escola. Nesta época, Rosemar já estava com 12 anos de idade. Daí para frente não parou mais. Formou-se em Professora, fez o curso Técnico de Enfermagem e aos 22 anos retornou para Piabetá - Magé, para se casar e dar forma ao seu sonho, ajudar crianças e adolescentes a terem oportunidades de aprendizagem e orientação.

Inicialmente, ela começou seu trabalho ensinando dança afro para um grupo de meninas dentro de sua própria casa e com esforço, muito trabalho e apoio recebido, conseguiu mais tarde, organizar e ter um espaço adequado para dar continuidade e expansão aos seus projetos.

Registro da História do CCAP

O Centro de Cultura Afro de Piabetá (CCAP) é uma organização sem fins lucrativos localizado em Piabetá, distrito do município de Magé. Ele surgiu em 1988 na casa da Rosemar Soares, conhecida como Tia Rose de Piabetá, com a necessidade de educar crianças que não tinham vagas em creches no distrito. Dentro do Centro, muitas atividades foram criadas e até hoje são desenvolvidas, como dança, teatro, orientações e trabalho de prevenção de doenças sexualmente transmissíveis e Temas de Cidadania.

O CCAP, desde 2016, vem realizando trabalhos com aproximadamente 300 pessoas, entre elas mulheres, pessoas com deficiências (PCD), idosos, crianças, adolescentes e LGBT, com o foco na população negra, promovendo inclusão social por meio de atividades socioeducativas.

“Dentro do município, a população negra é muito grande. Piabetá é o maior distrito de Magé, com um histórico negro bem grande, como quilombos e engenhos, o que estimula a necessidade de o projeto ter esse viés”. Hoje, o CCAP oferece entre os seus serviços orientação jurídica e familiar, preparação de jovens para o primeiro emprego e distribuição de preservativos, garantindo direito e exercício à cidadania.O trabalho de assessoria realizado pelo CEDAPS colaborou para que o CCAP se estruturasse como instituição. Dessa forma, o Centro passou a funcionar em um espaço maior e regularizado e a realizar um trabalho de prevenção. “O CCAP e o CEDAPS estão caminhando juntos, dando apoio para realização de projetos”.

Ao longo de quase 34 anos à frente do CCAP, Rosemar participou de ações dentro e fora do município, como conferências municipais de saúde, assistência social, transparência pública e envolvimento com tuberculose, anemia falciforme e outras questões relacionadas à saúde da população negra.

“Os moradores enxergam o projeto com muito carinho e estão sempre prontos a participar”. Embora atualmente não tenha alguns projetos ativos voltados para área de Informática, o Centro continua com suas atividades ativas e contando com apoio de doações dos Empresários locais.

Rosemar, hoje com 56 anos, além de tocar as atividades do Centro Cultural e ter como grande motivação o trabalho de inclusão social, ter se formado em Serviço Social,finalizou o curso de Pós graduação de educação e direitos humanos na PUC-Rio, continua investindo em sua formação e buscando novas formas de atuar.

Sua história ressalta o que o nosso título sugeri -Ter um propósito, uma grande motivação, empenho e acima de tudo capacidade de sonhar, pode transformar a vida e promover auxílio e estímulo a outras pessoas.

Dulce Gabiate – Psicóloga, Consultora organizacional com foco na área de desenvolvimento humano. Treinadora de treinadores em TOP- Tecnologia de Participação ICA Phoenix - Arizona USA, Trainer em Programação Neurolinguística pelo INAP e Coach Executivo, Carreira e Vida pelo ICI e InCoaching.

Psicóloga Clínica - realiza atendimento online– contato email:[email protected]

POSIÇÃO 2 - DOE SANGUE 1190X148
DOE SANGUE - POSIÇÃO 2 1190X148
TOPO - PRINCIPAL - DOE SANGUE - 1190X148
POSIÇÃO 3 - DENGUE1190X148
POSIÇÃO 3 - DENGUE 1190X148
Saiba como criar um Portal de Notícias Administrável com Hotfix Press.