TOPO - PRINCIPAL 1190X148

Ano 2020, uma aprendizagem que deve ser valorizada

Em 03/01/2021 às 19:39:54

2020, um ano que promoveu aprendizagens em diversos contextos, remexeu conceitos, acendeu sentimentos variados que passaram pela insegurança,medo, crises de ansiedade, compulsões e com a mesma intensidade despertaram profundos sentimentos de compaixão, cooperação, amor, gratidão,um mar de emoções tão necessárias para nos mantermos vivos e em equilíbrio.

Para os que ainda não haviam dedicado tempo ao seu autodesenvolvimento, os eventos decorrentes da pandemia aceleraram as aprendizagens para sobreviver no mercado de trabalho, adaptar-se ao isolamento social, manter-se são, atuarna linha de frente ouem home office, se adequar e aprimorar no uso de ferramentas tecnológicase dar continuidade aos processos de atendimento, vendase prestação de serviços. Foram tantas mudanças em um tempo mínimo, que muitos só se deram conta agora, do que foram capazes de produzir e fazer para garantir o giro da roda da vida.

Criatividade, flexibilidade, cooperação e uma enorme capacidade de adaptação, foram cruciais para atender as demandas, bem como garantir o equilíbrio emocional e a vontade de manter a energia e motivação de trabalhadores e clientes em alta, frente a uma realidade dura, nunca experimentadas por todos.

Nunca se fez tanto com condições desfavoráveis e alcançando bons resultados em um curto espaço de tempo.

Mover-se num cenário temeroso de riscos à saúde e a vida e ao mesmo tempo desafiante para encontrar alternativas para se prover e atender demandas, empurraram pessoas a saírem da zona de conforto para lidar com os novos cenários e garantir o mínimo de qualidade de vida e saúde mental.

Ao longo desse tempo muitos foram acometidos pelo vírus e venceram, outros tiveram que se despedir de entes queridos e amigos, outros tantos buscaram maneiras para animar, consolar e apoiar pessoas para se manterem firmes e motivados e garantir sua saúde e vida. Um desafio diário para lidar com os aspectos negativos da situação e ao mesmo tempo buscar motivação para manter a energia e seguir em frente.

Foram muitas exigências num curto espaço de tempo. Só o tempo irá nos mostrar os impactos na saúde física e mental de crianças e adultos, e os resultados decorrentes desta experiência nos comportamentos de grupo, e o que será necessário investir para resgatar a capacidade saudável de atuar de todos.

Estas aprendizagens devem ser relembradas e valorizadas, pois ainda teremos um longocaminho para percorrer, desenvolver e alcançar recursos necessários,até que um cenário estável e promissor econômico e social se estabeleça. Enquanto isso o otimismo, espírito empreendedor e força de vontade devem ser empregados para buscar mais capacitação em todos os sentidos e abrir espaços para novas formas de atuação.

É preciso ficar atento as novas demandas geradas pela aceleração dos avanços da tecnologia e de suas atividades de sustentação. Um novo marde novos conhecimentos e atividades está surgindo e gerando oportunidades. É preciso se abrir para o novo, desapegar de antigos sonhos e abraçar o que se mostra disponível.

Cooperar e compartilhar com as demais pessoas será valioso para ampliar a visão de grupo, fortalecer a comunidade e criar formas de viver com mais qualidade.

Dulce Gabiate – Psicóloga, Consultora organizacional com foco na área de desenvolvimento humano. Treinadora de treinadores em TOP- Tecnologia de Participação ICA Phoenix - Arizona USA, Trainer em Programação Neurolinguística pelo INAP e Coach Executivo, Carreira e Vida pelo ICI e InCoaching.Autora do livro Mudanças – Aprendendo a criar novoscomportamentos - publicado pela Agbook.

Psicóloga Clínica - realiza atendimento online– contato email:[email protected]


POSIÇÃO 2 - ALERJ 1190X148
DOE SANGUE - POSIÇÃO 2 1190X148
TOPO - PRINCIPAL 1190X148
POSIÇÃO 3 - ALERJ 1190X148
POSIÇÃO 3 - ALERJ 1190X148
Saiba como criar um Portal de Notícias Administrável com Hotfix Press.