O primeiro trimestre de 2021 já se encerrou e o mercado do Rio de Janeiro, começa a dar sinais de abertura. De fato, ainda estamos vivendo o grande fantasma da pandemia, mas a necessidade impulsiona as pessoas a buscarem novas atividades ou vagas efetivas de emprego.
As limitações impostas inibiram uma maior oferta de empregos e influenciaram as mudanças nas práticas de contratação, realização de atividades, fortaleceram o trabalho em home office, e passaram a exigir uma maior capacidade de adaptação, flexibilidade e um enorme equilíbrio emocional para lidar com contextos de mudanças rápidas.
Para os que buscam oportunidades é hora de rever suas habilidades, avaliar o que precisa ser aprendido ou turbinado e criar estratégias para encontrar novos caminhos.
Frente ao cenário de mudanças e as novas exigências, vale revisitar as práticas de busca e ficar atento às dicas do mercado.
1. Amplie a forma de buscar oportunidades. A internet é a porta: navegue por sites de empresas específicas, empresas, grupos profissionais e plataformas como Facebook, Linkedin e outros. Muitas oportunidades são disponibilizadas nas redes e em grupos.
2. Fale com as pessoas sobre sua busca de oportunidades, demonstre estar aberto a novas experimentações. Às vezes uma oferta diferente da sua experiência pode abrir um leque de novas oportunidades e aprendizagens.
3. Invista um tempo para identificar setores com mais oportunidades tanto para atividades autônomas e de contratação efetiva como para atuar em sistemas de home office ou presencial.
4. Observe os grupos que estão oferecendo oportunidades para atividades empreendedoras e amplie a visão. Às vezes, uma habilidade ainda não valorizada por você pode ser a chave para empreender numa pequena atividade.
5. Empresas e grupos como Indee.com, Vagas.com, CAT, Firjan, Lista da Sandra Mara, Catho e outras vem demonstrando que o mercado está aquecendo e apresenta vagas disponíveis e o perfil requerido para cargos efetivos, temporários, programas de estágio e outros.
6. Procure ampliar a visão sobre empresas, sua marca, área de atuação, nicho de mercado, conhecer a empresa ajuda a criar conversações adequadas, bem como demonstra sua motivação e interesse.
7. Workshops, palestras e lives gratuitas ajudam ampliar a visão sobre novos perfis de mercado, bem como orientam sobre temas e cursos que podem ajudar a turbinar seu perfil.
8. A pandemia pode ter mexido com seu emocional em função de receios, medos, perdas de pessoas próximas, em função do isolamento. Então, busque trabalhar o seu equilíbrio emocional para resgatar sua energia e motivação. Uma série de filmes e documentários pode ajudar, além de dicas de exercícios, bem como participar de grupos sociais pode ser um bom aliado no resgate do equilíbrio. Estar bem facilita o processo de busca, espera, conquista e adaptação.
9. Trabalhe o autoconhecimento, ele permite ter uma visão clara sobre seu perfil, habilidades e facilita sua atuação em entrevistas e nas respostas às perguntas sobre: quem é você; quais são suas experiências, realizações; como você vem lidando com a pandemia e como tem administrado seu tempo e desenvolvimento e o que espera para o seu futuro?
10. Ensaie em casa uma apresentação para se sentir confortável e relaxado quando for participar de entrevistas. No ensaio procure trabalhar objetividade e clareza das informações, ressalte suas ações, estratégias, conquistas e resultados. Observe e ajuste, se necessário, postura e tom de voz que impactam diretamente no resultado de sua comunicação. Vale ressaltar que o aprender está no fazer e quanto mais praticar mais segurança e facilidade poderá ser conquistada.
11. Cuide do cenário e das ferramentas que irá utilizar em caso de entrevistas online. A organização do ambiente fala muito sobre você, bem como ajuda a criar um bom ambiente para atuar e evitar contratempos e interrupções de terceiros.
12. Procure adequar a vestimenta ao contexto da empresa tanto para entrevistas presenciais ou online. No caso de entrevistas online, cuide da roupa como um todo, você pode precisar levantar.
13. Acredite em você, atualize-se, faça ajustes no conjunto de habilidades, use positivamente sua rede, troque e compartilhe e siga em frente.
Dulce Gabiate – Psicóloga, Consultora organizacional com foco na área de desenvolvimento humano. Treinadora de treinadores em TOP- Tecnologia de Participação ICA Phoenix - Arizona USA, Trainer em Programação Neurolinguística pelo INAP e Coach Executivo, Carreira e Vida pelo ICI e InCoaching, Autora do livro Mudanças – Aprendendo a criar novos comportamentos - publicado pela Agbook.
Psicóloga clínica, realiza atendimentos online Contato e-mail: [email protected]