TOPO - PRINCIPAL 1190X148

Para enxergar novos caminhos e alternativas, é preciso abrir mão do sempre...

Em 13/10/2018 às 12:05:06

As mudanças estão por todo lado, nos costumes, nos processos, no ambiente profissional e nas relações. Mudança é a palavra de ordem, mas alguns alegam não conseguirem mudar, julgam a tarefa difícil e acabam repetindo por anos, comportamentos que não lhe ajudam em nada, a alcançar novos resultados e oportunidades.

Promover mudanças pessoais não é tarefa fácil, quando não abrimos mão de determinados conceitos e usamos o Sempre (foi assim; fiz assim; acontece dessa forma) como desculpa para não aprender e experimentar coisas novas. O Sempre é uma generalização que não permite ver além, enxergar novos horizontes, experimentar novos processos e acaba sendo um limitador do nosso potencial e da possibilidade de desenvolver novas habilidades.

Podemos encontrar com mais facilidade, alternativas e uma saída para diversas situações, quando abrimos mão do Sempre e nos lançamos na busca do Como. O exercício da busca de alternativas é fundamental para lidar, com um ambiente em constantes mudanças tecnológicas, social e humana, de forma mais assertiva para conquistar novos espaços.

Para os que precisam promover mudanças comportamentais a PNL (Programação Neurolinguística), é uma excelente ferramenta para ajudar a promover mudanças, pois quando aprendemos o impacto da nossa comunicação: na vida, nas relações com outras pessoas, e decisões e ações que realizamos, passamos a enxergar novas formas de nos relacionar e atuar na vida.

A Programação Neurolinguística nos ajuda a compreender como enxergamos e criamos o nosso mapa mental sobre a realidade interna e externa, emoções e comportamentos e o mais importante, descobrir que cada pessoa enxerga o mundo de acordo com seus filtros, e quando reavaliamos e mudamos, a nossa forma de ver o mundo, nossa relação com o mundo muda, e naturalmente os resultados se modificam.

 Nossos valores, crenças, memórias e experimentações na vida funcionam como filtros que criam nossa comunicação, os conceitos, classificam os fatos e eventos que experimentamos e determinam a nossa forma atuar na vida. Quando mudamos os filtros e damos um novo significado para os eventos, abrimos portas para escolhas, nosso comportamento muda e consequentemente os resultados são outros.

Então, seguem algumas dicas para promover mudanças:

 Cada pessoa enxerga o mundo, de acordo com os seus filtros. Quando mudamos os filtros e vislumbramos novas alternativas, podemos escolher e mudar os comportamentos.

Palavras são símbolos e muitas vezes o significado que damos as palavras, é diferente para o outro, então verifique o conceito antes de usar, e evite gerar mal entendidos provocados pela comunicação.

Reavalie suas crenças, uma experiência que no passado foi considerada negativa e generalizada como ruim, pode ser um limitador para o momento atual, afinal nada garante que o que deu errado no passado, irá se repetir no presente.

Se você ainda pensa que não consegue mudar, dê uma olhada para trás e observe o quanto você teve que aprender e mudar para estar lendo este texto via internet.

Tudo pode mudar quando abandonamos o sempre e nos lançamos no mundo das alternativas.

Um bom trabalho de Metas para mudanças com PNL, pode trazer bons resultados.

Dulce Gabiate – Psicóloga Consultora organizacional com foco na área de desenvolvimento humano. Treinadora de treinadores em TOP- Tecnologia de Participação ICA Phoenix - Arizona USA, Trainer em Programação Neurolinguística pelo INAP e Coach Executivo, Carreira e Vida pelo ICI e InCoaching, Psicóloga clínica.

POSIÇÃO 2 - ALERJ 1190X148
DOE SANGUE - POSIÇÃO 2 1190X148
TOPO - PRINCIPAL 1190X148
POSIÇÃO 3 - ALERJ 1190X148
POSIÇÃO 3 - ALERJ 1190X148
Saiba como criar um Portal de Notícias Administrável com Hotfix Press.