TOPO - PRINCIPAL 1190X148

Ter uma ferramenta estratégica para criar planos, alinhar objetivos e pessoas, pode ser a chave para o caminho do Sucesso.

Em 06/10/2018 às 11:18:16

É normal quando temos uma boa ideia ou sonho e compartilhamos este pensamento com outra pessoa, ouvirmos frases do tipo: você tem um plano? Já avaliou o processo? Mediu os prós e contras?

Bom, estas perguntas são naturais e nos levam a uma reflexão, que pode nos animar e impulsionar a ir em frente, ou pode minar a energia e nos levar a desistência.

A criação de um pequeno negócio ou empresa exige uma definição clara de objetivos, determinação, foco, energia para consolidar sonhos, mas acima de tudo, de pessoas que estejam alinhadas com os objetivos e acreditem na ideia.

Nossas crenças (tudo aquilo que acreditamos e depositamos nossa fé) funcionam, como alavancas que impulsionam ou paralisam nossas ações e objetivos e, quando desconhecemos o que nos move, podemos perder a energia necessária para alcançar bons resultados.

A chave do sucesso consiste, em ter um bom mapeamento das crenças dos envolvidos para garantir a elaboração de um plano, que nos permita derrubar os possíveis obstáculos e alcançar o sonho.

Toda a visão de futuro criada sofre influência de nossas crenças, experimentações passadas e conceitos aprendidos, logo precisamos de uma boa ferramenta estratégica que nos permita criar planos conscientes dos pilares que respaldam nossas escolhas.

Podemos encontrar nas práticas de planejamento diversas ferramentas para desenhos de planos, mas será importante considerar a influência e o impacto do mapa mental dos participantes do grupo na construção da visão e condução dos planos.

Dentre as diversas ferramentas disponíveis no mercado, a Tecnologia de participação - (TOP) desenvolvida pelo ICA Internacional, que é um conjunto de ferramentas voltadas para desenvolvimento de pessoas, grupos e comunidades, vem sendo utilizada para a criação de planos estratégicos e tem se mostrado ao longo dos anos uma potente ferramenta para promover à participação e integração de pessoas, reflexão e levantamento de ideias que permitem a criação de visões potencializadas, identificar e mapear crenças, medos, perspectivas e visões negativas do grupo que acabam funcionando como obstáculos ao alcance dos objetivos e respaldar o desenho de estratégias e planos para vencer os obstáculos, abrir espaço para se enxergar um número mais amplo de alternativas e levar o grupo a alcance da visão de futuro. A sua utilização vem contribuindo de forma significativa para o desenvolvimento de grupos em diversos contextos, processos de carreira, e de Coaching.

Se a expressão do momento é empoderamento e autodesenvolvimento a ferramenta pode ser uma excelente alavanca para promover a construção de um caminho de sucesso para pessoas e empresas.

Dulce Gabiate - Psicóloga, Consultora organizacional com foco na área de desenvolvimento humano. Treinadora de treinadores em TOP- Tecnologia de Participação ICA Phoenix - Arizona USA, Trainer em Programação Neurolinguística pelo INAP e Coach Executivo, Carreira e Vida pelo ICI e InCoaching, Psicóloga clínica.

POSIÇÃO 2 - ALERJ 1190X148
DOE SANGUE - POSIÇÃO 2 1190X148
TOPO - PRINCIPAL 1190X148
POSIÇÃO 3 - ALERJ 1190X148
POSIÇÃO 3 - ALERJ 1190X148
Saiba como criar um Portal de Notícias Administrável com Hotfix Press.