Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil
A Câmara do Rio assinou, nesta quinta-feira (10/04), um novo convênio com a Secretaria Municipal de Educação (SME) para dar continuidade aos projetos Câmara Juvenil e Carioquinha, que são uma porta de entrada para crianças e adolescentes do município conhecerem e aprenderem sobre como funciona o Poder Legislativo carioca.
"É muito importante poder trazer para os jovens essa sensação de exercer a cidadania desde o início da sua formação", celebrou o presidente Carlo Caiado, criador da Câmara Juvenil. Para ele, ambos os projetos têm o objetivo não apenas de formar pessoas melhores, mas também de preparar aqueles que, um dia, poderão efetivamente ocupar as cadeiras da Casa como vereadores.
O secretário Municipal de Educação, Renan Ferreirinha, agradeceu a parceria e garantiu que a iniciativa tem feito a diferença na vida dos jovens. "Uma das nossas maiores dificuldades é explicar para as pessoas a função do Parlamento. Com esses projetos, ensinamos para as crianças como funciona a política, e tenho certeza de que isso desperta o interesse para conhecer ainda mais esse mundo", disse o secretário.
A vereadora Tânia Bastos (Republicanos), também presente na cerimônia, destacou a importância da participação das Coordenadorias Regionais de Educação (CREs): "Observamos como essas coordenadorias se empenham em vir para a nossa Casa, trazendo as crianças e adolescentes, e tornando-os verdadeiros cidadãos. Aqui, eles fazem seus projetos de lei, escolhem seu presidente, sem interferência nenhuma nossa, com autonomia total".
Projetos podem virar leis de verdade
A Câmara Juvenil, que dará início à terceira legislatura, nesta sexta-feira (10/04), com a posse dos novos vereadores juvenis, dá oportunidade para que estudantes da rede pública municipal conheçam o cotidiano do legislativo carioca e atuem como verdadeiros parlamentares.
No ano passado, pela primeira vez, a Câmara do Rio aprovou e o Poder Executivo sancionou um desses projetos elaborados no parlamento juvenil: a Lei nº 8.733/2023 criou a campanha Maio Laranja, destinada à promoção de ações de enfrentamento à violência sexual contra crianças e adolescentes.
Para o mandato de 2025, foram eleitos 51 vereadores juvenis, dois deles sendo reeleitos da primeira legislatura.
Visita guiada e palestras
Já o Carioquinha abre as portas da Câmara do Rio para alunos do 8º ano das escolas públicas de todas as CREs do município, que podem vivenciar o funcionamento da Casa Legislativa carioca. Por meio de visitas guiadas, palestras e atividades interativas, os alunos têm a chance de aprofundar seus conhecimentos sobre democracia, cidadania, e o papel do vereador em seu dia a dia. As visitas ocorrerão às terças e quintas-feiras e, ao final do ano, haverá um concurso de redação promovido pela Câmara em parceria com a SME, com a premiação dos alunos.
Também estiveram presentes na assinatura do convênio os vereadores Willian Coelho (DC) e Flavio Pato (PSD), a vereadora Talita Galhardo (PSDB), e o diretor da Escola do Legislativo Carioca, Rodrigo Gomes.