Celebração é um termo com origem no latim celebrat?o. O conceito refere-se à ação de celebrar, festejar, comemorar, reverenciar, honrar, fazer solenidade, realizar uma reunião, oficializar e validar.
Celebrar vem do Latim CELEBRARE, “honrar, fazer solenidade”, de CELEBER, “o que é várias vezes repetido, notado, percebido".
Os aniversários, que tem como objetivo a celebração e comemoração, têm origem pagã relacionada com a magia e as velas simbolizam a ligação com espiritual e de um pedido para ter proteção.
Os tradicionais bolos de aniversário surgiram na civilização grega, quando os adoradores da deusa da fertilidade, Ártemis, passaram a oferecer em seu templo um preparado de mel e pão, no formato de uma lua. As velas colocadas em cima do bolo também surgiram na época dos deuses antigos, pois as pessoas acreditavam que a fumaça das velas levava as preces dos fiéis até o céu, além de proteger o aniversariante de espíritos ruins e garantir sua proteção para o ano vindouro.
Vivemos um cenário atual onde um grande contingente de pessoas se encontram desmotivadas, o que sugere ausência de motivos para realizar atividades, tocar a vida, criar sonhos e viver de forma intensa e positiva.
A ausência de motivação e, consequentemente, da celebração, pode ser um grande obstáculo para reconhecer o valor e o poder pessoal, valorizar habilidades e competências já existentes, alcançar desempenhos adequados, vislumbrar oportunidades, ser criativo para lidar com questões objetivas e de produzir resultados positivos.
Pensando no tema de como tornar a celebração um recurso para manter a chama da motivação acesa, seguem algumas sugestões.
* Faça uma revisão na sua linha do tempo, partindo da data de nascimento até o momento presente e divida a sua linha do tempo por períodos.
* Identifique e liste os eventos ocorridos em cada período, insira os contextos, cenários, pessoas envolvidas, obstáculos pessoais e externos vivenciados e avalie o que foi específico em algumas épocas, o que se mantém presente até agora.
* Reveja as estratégias utilizadas, crenças e valores que sustentam suas escolhas, mudanças comportamentais realizadas, ganhos, conquistas, aprendizagens e registre o que contribui positivamente e que precisa ser modificado.
* O ato de valorizar e celebrar pode servir como um ânimo, uma centelha de energia divina e funcionar como uma excelente ferramenta para ajudar a resgatar o propósito, motivar e estimular a criação de novos planos para o futuro.
* Celebre as suas conquistas, aprendizagens e a oportunidade de validar, rever ou reajustar seus propósitos de vida e assopre as velas para que sua nova visão espante os obstáculos e traga clareza, motivação e boas energias para seguir em frente.