Para falar de metas, preciso iniciar com uma leve pergunta de reflexão, O que te move a sair da cama todos os dias? Ter clareza da sua resposta ajuda avaliar o seu grau de motivação para a vida.
Na prática alguns saltam da cama no automático e são embriagados por vários Eu tenho que, outros iniciam a jornada entre sussurros e queixas, dizendo frases, como de novo, lá vou eu, é meu corre. Alguns são movidos por mantras e lembranças de que hoje pode ser mais um dia bom. Para muitos a Meta é sobreviver, para outros aprendizagens ou destino e para poucos, significa que estou vivo então vamos viver este dia e realizar uma nova etapa da minha meta.
Talvez, você esteja inserido em alguma das afirmações citadas ou caiu na armadilha de estar sendo levado e mais a frente, poderá sentir o peso de não ter feito escolhas.
Se o cenário não está claro e o ambiente é incerto, ter uma Meta é como amuleto, uma boa alavanca que impulsiona a viver um novo dia, colocar em prática os passos desenhados para alcançar objetivos e metas e viver com qualidade e prazer.
O que podemos observar é que quando pessoas estão se sentindo desanimadas, sem rumo ou temendo o futuro, costumam falar que se tivessem uma fé poderosa ou meta forte, tudo poderia ser diferente. Mas ainda existe uma crença de que traçar objetivos e metas é criar frustração, pois viver não é fácil.
Porém, o que muitos desconhecem na prática é que ter uma meta significa ter uma bússola, algo que direciona sua energia, estimula, acende a criatividade e te move para lidar e vencer as adversidades e alcançar seu objetivo.
Materializar uma meta consiste num processo diário de acreditar no seu potencial, realizar ações, acompanhar os resultados e ajustar os passos.
Muitas vezes alguns desistem, quando não enxergam resultados ou são afogados pelos eventos do dia a dia e deixam que um mar de crenças negativas, roubem a sua energia. Logo, é preciso ter um bom script para lidar com os obstáculos, criar estratégias, fortalecer a vontade e seguir em frente.
Segue algumas dicas script para ajudar na construção de uma boa meta e evitar erros que tornam o seu alcance difícil.
Escreva sua meta de forma positiva, clara e objetiva, definindo o que você quer ter e não evitar.
Um bom exemplo é, eu quero ser uma pessoa menos nervosa (escrita no negativo), menos nervosa significa que ainda existe desequilíbrio, já eu quero ser uma pessoa equilibrada é uma escrita positiva.
Crie uma imagem mental da sua meta alcançada, e se veja, sinta e ouça como é estar vivendo a sua meta, isso ajuda seu cérebro desenhar o cenário, gerar sentimentos e ações positivas e criar memórias que geram as condições para materialização.
Agora tenha em mente que você será o responsável pelas ações, delegar ações que devem ser suas pode pôr em risco o alcance da meta.
Cuide para que sua meta seja objetiva e não vaga, então defina quando e onde você quer ter sua meta alcançada. Exemplo Quero ser uma pessoa equilibrada, saudável física e mentalmente no mês tal e me comportar assim em todos os lugares aonde eu for.
Avalie o impacto de suas ações e possíveis mudanças nos seus relacionamentos, para que você se sinta seguro com os resultados. Muitas vezes para alcançar nossas metas, temos que renunciar a alguns hábitos e rever relações. Será importante que você esteja consciente e bem com as mudanças.
Durante o processo podem ocorrer conflitos entre as partes existentes em nós. Como um lado que deseja alcançar a meta e outra que deseja permanecer na zona de acomodação. Aqui vale avaliar o que cada parte ganhará com a mudança e buscar um consenso de harmonização. Exemplo ter equilíbrio ajuda na boa manutenção da saúde, facilita aprendizagem, lidar com conflitos e fazer boas escolhas, já permanecer em desequilíbrio pode gerar perdas de oportunidades, dificultar relacionamentos entre outros.
Durante o processo das etapas, podem ocorrer dúvidas, receios e descrédito em suas qualidades e potenciais, neste caso avaliar como obter ajuda com cursos, vivências ou auxílio para vencer as crenças limitantes e aprender novos comportamentos que o levem para a vitória.
Acreditar que é possível, que você tem os recursos e que é merecedor são chaves para o êxito.
Trabalhe com pequenas metas para ver o impacto da Motivação e siga em frente, ter uma meta salva vidas.