Com o avanço da tecnologia e da implementação da inteligência artificial em diversos setores, o mercado tem levantado muitas discussões sobre o impacto desta tecnologia nas profissões. Apesar de especialistas afirmarem que a IA não pode substituir completamente o trabalho humano, nos próximos cinco anos, prevê-se o desaparecimento de aproximadamente 80 funções relacionadas à manufatura, direito, finanças e comércio.
Desta forma, se esta previsão se concretizar, a tendência é que o índice de desemprego continue a subir e impactar diretamente o futuro dos jovens. Segundo dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua, do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), a taxa de desemprego entre jovens de 18 a 24 anos subiu para 18%, um aumento de 1,6% em comparação ao último trimestre de 2022. Isso ressalta a necessidade de capacitar mais pessoas para utilizar essa tecnologia como uma ferramenta.
No dia 15 de julho comemora-se o Dia Mundial das Habilidades da Juventude, data reconhecida pela Organização das Nações Unidas (ONU) que celebra a importância estratégica de equipar a juventude com habilidades para emprego, trabalho decente e empreendedorismo. Neste novo cenário, habilitar esses jovens tem sido cada vez mais urgente.
Embora a tecnologia esteja reinventando o mercado e algumas profissões, as habilidades não técnicas ou interpessoais, conhecidas como power skills, são decisivas para o sucesso na carreira. As habilidades de comunicação (70%), resolução de problemas (65%), liderança colaborativa (69%) e pensamento estratégico (65%) são as habilidades mais importantes exigidas pelas empresas quando procuram profissionais de projetos, segundo a pesquisa realizada por Project Management Institute (PMI), Narrowing the Talent Gap.
As habilidades de gerenciamento de projetos vão além do know-how para definir o escopo, o cronograma e o orçamento de um projeto. Eles também incluem comunicação, resolução de problemas e pensamento estratégico, habilidades essenciais para o sucesso profissional. O desenvolvimento dessas habilidades sociais ou habilidades de poder tornou-se crítico em um ambiente de trabalho inovador e acelerado. Até 2030, estima-se que mais de 88 milhões de pessoas em todo o mundo provavelmente estarão trabalhando em gerenciamento de projetos, e o valor da atividade econômica orientada a projetos atingirá US$ 20 trilhões.
As organizações podem ajudar no crescimento da carreira de jovens líderes de projeto, enfatizando uma cultura de mentoria e coaching para que possam desenvolver as power skills e conquistar o mercado ameaçado pelo futuro incerto da tecnologia. PMI tem o compromisso com o futuro do trabalho e das próximas gerações e sabemos que investir em pessoas e habilidades é o caminho para o sucesso.