TOPO - PRINCIPAL DOE SANGUE - 1190X148

E como fica o networking com os eventos digitais?

* Por Marcos Nahmias, jornalista e professor

Em 25/06/2020 às 17:01:59

Desde o início deste ano, o mundo mudou e vem se adaptando aos novos costumes, hábitos, cultura e posicionamentos. As empresas migraram para um regime semipresencial ou home office, escolas fecharam e eventos estão sendo reinventados em ambiente digital.

Mais do que nunca o networking profissional ultrapassou as barreiras físicas e geográficas e fez das redes sociais um ambiente propício para a prospecção de contatos importantes para o futuro profissional.

Esse novo cenário pode ser mais econômico, confortável e conveniente diante da situação de pandemia do Coronavírus. Porém, em princípio, perde todo o componente social dos eventos, o olho no olho, importante nestes contextos, podendo prejudicar a possibilidade de networking.


A inovação e as novas tecnologias trazem possibilidades de conexão, mas, quando a comunicação é intermediada por meio tecnológico, perde o lado humano e, consequentemente, a capacidade de gerar vínculos emocionais mais fortes entre as pessoas (interlocutores).

As expressões faciais, o olhar, o toque, o tom de voz, a simpatia e a empatia, utilizados em um contexto de interação presencial, comunicam de forma mais imediata e assertiva. A interação emocional é uma capacidade humana que cria laços e constitui uma vertente importante para o aperfeiçoamento da comunicação.

Pesquisas apontam que as emoções no processo de decisão têm impacto relevante. Estimativas mostram que cada pessoa toma mais de 30 mil decisões por dia e que 95% destas são de forma intuitiva, tendo por base a emoção.

O ambiente digital tem uma dinâmica social bem diferente do contexto presencial. A falta da linguagem corporal e da não-verbal, no ambiente remoto, prejudica a interação e a comunicação efetiva, como em um evento presencial, que podem gerar mais networking.

Mas como as pessoas podem interagir no ambiente virtual para fazer um bom networking?

Trazer as características essenciais da individualidade humana, como as emoções, a expressividade, as sutilezas e a personalidade, pode gerar um bom desempenho no ambiente virtual, possibilitando um bom networking.

Quanto mais humana for a conexão digital, mais fácil fica a interação remota e maior a capacidade de criar um vínculo emocional entre as pessoas. O que pode gerar mais e melhor networking!

Seguem 13 (treze) dicas de interação nas redes sociais para alavancar networking:

1. Converse com as pessoas de uma forma mais emotiva e pessoal;

2. Interaja em lives e transmissões ao vivo;

3. Comente as mensagens demostrando atenção;

4. Dê opiniões de forma sensata;

5. Evite polêmicas desnecessárias;

6. Se for possível, chame no privado e fortaleça a interação;

7. Use uma linguagem direta, clara e acessível;

8. Seja criativo;

9. Crie conteúdos diferenciados;

10. Evite enviar mensagens logo em seguida de uma mensagem que alguém tenha enviado, sem antes comentar e ou apreciar o conteúdo do colega de grupo;

11. Siga e faça comentários pertinentes nos perfis de profissionais da área;

12. Utilize todos os recursos que as redes sociais disponibilizam para disseminar conteúdo relevante;

13. Use sempre o bom senso.


POSIÇÃO 2 - DOE SANGUE 1190X148
DOE SANGUE - POSIÇÃO 2 1190X148
TOPO - PRINCIPAL - DOE SANGUE - 1190X148
POSIÇÃO 3 - DENGUE1190X148
POSIÇÃO 3 - DENGUE 1190X148
Saiba como criar um Portal de Notícias Administrável com Hotfix Press.