As últimas semanas têm sido de muito frio em boa parte do Brasil. Assim como os humanos, os pets (cães e gatos) também sentem esse declínio da temperatura.
Existem alguns sinais que demonstram que o seu pet está com frio - prostração, caminhar lento, longos períodos de sono, espirros, redução do consumo de água, ingestão maior de alimento.
A principal preocupação é que, no frio, aumenta a capacidade de propagação e dispersão de vírus e bactérias, por isso cuidados veterinários em relação ao bem-estar, imunidade e vacinação do seu peludo são as principais forma de prevenir as doenças.
Para o bem-estar do seu pet, é importante oferecer uma alimentação e água de qualidade, assim como um ambiente limpo e protegido do frio e do calor. Além disso, principalmente nessa época, é importante controlar a quantidade dos alimentos oferecidos a fim de evitar a obesidade, que é uma realidade mundial. Um pet obeso pode ter problemas no futuro, como diabetes e problemas cardíacos, entre outras doenças. O que ajuda muito no controle do sobrepeso dos pets, e eles amam, é a prática de exercícios e brincadeiras com seus tutores.
Outro ponto, não menos importante, é manter uma excelente imunidade. Assim, ele terá um organismo mais forte para combater desafios e não ficar doente. Para isso, é muito importante uma alimentação de qualidade; uso de simbióticos, pois aumentam a absorção de nutrientes, elevando a imunidade; controle de pulgas, carrapatos e vermes, além de manter a vacinação em dia contra as principais doenças da região em que seu pet vive.
Com a pandemia, o convívio entre os pets e seus tutores aumentou, favorecendo a percepção de possíveis alterações na saúde do pet, facilitando o diagnóstico precoce de uma doença, aumentando a chance de cura. Caso você perceba alguma alteração no seu pet ou deseje fazer um check-up na saúde do seu peludo, não deixe de procurar um médico veterinário da sua confiança. Dessa forma, seu pet viverá com mais qualidade de vida e por mais tempo ao seu lado.