O projeto do trem turístico Rio-Minas, que promete conectar os estados do Rio de Janeiro e Minas Gerais, se aproxima de sua aguardada inauguração, após mais de uma década de planejamento e expectativas. A iniciativa pretende percorrer 168 quilômetros, atravessando oito cidades históricas, entre elas Sapucaia e Três Rios, no Rio, e Chiador, Leopoldina, Recreio, Volta Grande, Além Paraíba e Cataguases, em Minas Gerais.
A reunião, que aconteceu no dia 12/11/2024, entre o prefeito de Sapucaia, Breno Junqueira, o deputado federal Max Lemos, além do prefeito de Três Rios, Joa, trouxe a notícia que o contrato será assinado nos próximos dias com a confirmação do trecho inicial entre Sapucaia e Três Rios.
Sapucaia, localizada no sul fluminense e conhecida por suas paisagens e rica história, tem um papel central nessa nova rota. Espera-se que o trem turístico estimule o turismo local e a geração de emprego, com potencial de criar empregos diretos e indiretos na região. Com capacidade para até 837 passageiros por viagem, o trem deve realizar duas viagens diárias nos fins de semana e feriados, trazendo visitantes de diferentes lugares para apreciar o que Sapucaia e cidades vizinhas têm a oferecer.
Essa conquista simboliza a perseverança e o compromisso com o desenvolvimento econômico e cultural das comunidades envolvidas. Após anos de luta, o trem Rio-Minas surge como um verdadeiro resgate histórico, não só promovendo o turismo, mas também unindo gerações que sonham com um transporte sobre trilhos mais acessível e encantador.