Assim como as palavras tem poder, o modo como nos comunicamos também exerce uma força (positiva ou negativa) a quem está recebendo a mensagem.
Uma comunicação assertiva faz com que o que você quer dizer chegue ao outro de forma clara e objetiva, sem ruídos, e evitam conflitos desnecessários.
Além de promover a empatia ao próximo, a comunicação assertiva e não-violenta faz com que a sua vibração e a do outro não se altere, caso os dois estejam emocionalmente equilibrados.
Mesmo que seja uma notícia dificil de dizer, o modo como nos expressamos, equilibrando o emocional com o racional, emitindo palavras com o intuito de elevar ou de passar a mensagem sem ferir o próximo, é muito valioso atualmente, principalmente quando temos muitas pessoas sofrendo com depressão e ansiedade em casa e no trabalho.
A comunicação assertiva e não-violenta, junto com a sua linguagem corporal, são ferramentas muito importantes em todas as áreas e têm papel fundamental dentro da inteligência emocional, assunto muito estudado ultimamente.
Ter equilíbrio emocional e racional, passar uma mensagem clara, agindo com amor e verdade, é um desafio diário, principalmente na área profissional, onde o estresse faz morada diariamente.
Geralmente agimos por impulso e emoção ao comunicarmos algo. Se não pararmos e respirarmos para depois agir, afetamos aquela pessoa de forma negativa.
Vamos humanizar a nossa comunicação, façamos exercícios de autoconhecimento, consciência e procurando ferramentas para que a nossa mensagem seja a melhor possível. Façamos com que as palavras que saiam de nossa boca, mente e coração sejam bençãos aos outros.
Dentro das terapias é importante sabermos passar a mensagem ao nosso utente de forma que ele escute, entenda, compreenda, independente do estado emocional em que ele se encontre, tendo empatia e amor.
Que tenhamos bons pensamentos, bom olhar, boas palavras, bons sentimentos e boa ações.
Gratidão…Namastê…Blessed be.
Gostou do nosso conteúdo? Nos siga, dê sua sugestão e compartilhe. Sua colaboração é muito importante para nós.
@portal.eurio @andora_motta