Há técnicas simples que trazem foco, regulação do corpo, da mente, da sua energia e vibração. Uma delas é a meditação.
A meditação é de origem ancestral, muito antiga, trazida pelas tradições orientais, como Budismo, Hinduísmo e yoga, para o ocidente. Entre as primeiras referências escritas sobre a meditação estão os Vedas Hinduístas.
Alguns caminhos espirituais também adotaram a meditação como forma de focar a atenção no presente, trazer paz de espírito e acalmar a mente.
No Século sexto, o Monge Guigo II definiu a meditação cristã como leitura, reflexão, oração e contemplação e ela continuou sendo desenvolvida por Inácio de Loyola e Teresa de Ávila.
A meditação pode ser praticada por diversos motivos: Concentração de pensamentos, foco, calma, e até o alcance do Nirvana.
O Nirvana é um estado de libertação do sofrimento, do apego à matéria, ao ego, à ignorância, onde chega-se a um estado definitivo de beatitude, felicidade e conhecimento.
Existem vários tipos de meditação:
Mindfulness
Meditação guiada
Meditação transcendental
Mantras
Zazen
Yoga
Vipassana
Taoísta
Metta
Na meditação o objetivo não é você se livrar de seus pensamentos e sentimentos, você pode deixá-los vir, e depois deixar que se vão, focando sua atenção ao presente, mantendo sua respiração ritmada, profunda, com a prática você irá perceber mudanças no seus pensamentos, nas suas palavras, nos seus sentimentos e nas suas ações.
Vamos meditar?
Acenda um incenso e coloque uma música calma, existem várias playlists no Youtube que você pode utilizar.. Sente-se confortavelmente, preferencialmente em um lugar silencioso, com os braços sobre suas pernas, deixe suas mãos viradas para cima. Feche os seus olhos, tome uma respiração profunda, inspire contando até quatro, sentindo seu abdômen inflar, prenda a respiração e conte até dois, expire contando também até 4 e segure contando até dois novamente. Faça essa respiração profunda três vezes. Depois se concentre na música. Se vier algum pensamento ou sentimento, deixe-os vir, os acolha e depois deixe-os ir. Não se prenda a eles, se você se sentir saindo do foco se concentre em sua respiração. Comece fazendo essa meditação cinco minutos por dia e quando se sentir à vontade aumente o tempo.
Gratidão...Namastê...Blessed be.
Gostou de nosso conteúdo? Nos siga, dê sua sugestão e compartilhe. Sua colaboração é muito importante para nós.
@portal.eurio
@andora_motta