Os dados estão ao nosso redor. Está na forma de números, planilhas, fotos, vídeos e muitas outras coisas. As empresas agora estão usando dados e aproveitando-os para obter impacto e crescer. A Cultura de Dados (ou Data Driven) é o passaporte da sua companhia para sobreviver neste novo mundo digital, onde as decisões são orientadas por dados e não apenas por suposições e experiências passadas.
Mas o que é cultura orientada a dados? Simplificando, é quando os dados são usados ??para tomar decisões em todos os níveis da organização. Uma cultura orientada por dados consiste em substituir a intuição de tomar decisões por fatos e suposições.
No entanto, é importante observar que uma grande quantidade de dados não significa que uma empresa seja orientada por dados ou tenha uma cultura orientada por dados. As organizações precisam aproveitar os dados para obter insights e tomar decisões com base neles. Indo direto ao ponto: como qualquer tipo de cultura, não é virando a chave que se tem, mas se inicia o processo. E se, amanhã, resolver começar essa etapa na sua empresa, indico quatro breves passos, simples de serem implantados, que o ajudará nessa jornada: maturidade de dados, liderança orientada a dados, alfabetização de dados e processo de tomada de decisão baseado em dados.
Para um bom nível de maturidade dos dados, é importante ter o gerenciamento de metadados implementado e garantir que ele esteja alinhado com os KPIs da empresa. Da mesma forma, é necessário registrar como esses dados são construídos, o que ajuda a entender o que aconteceu com ela desde sua origem. Além disso, uma estrutura sólida de governança de dados deve estar em vigor e os funcionários devem possuir o nível certo de acesso aos dados com base em suas necessidades de tomada de decisão. Por exemplo, faz sentido um grupo de criação ter acesso a dados sobre a logística da empresa?
Outros fatores que afetam a maturidade dos dados são usabilidade, facilidade de acesso e infraestrutura escalável e ágil. Se uma empresa possui uma infraestrutura arcaica, levaria muito tempo para acessar os dados. Nesses cenários, a organização não usará as informações que não sejam facilmente acessíveis. Além disso, as empresas gastariam a maior parte do tempo validando e construindo alinhamento, e não no impacto, se não houvesse alinhamento dos KPIs.
Já a alfabetização de dados é a capacidade de ler, usar, digerir e interpretar dados para uma discussão e conclusão significativas. Para uma organização, a alfabetização de dados não significa que os funcionários tenham uma excelente compreensão do uso e da interpretação de dados. Ele exige que todos tenham um certo nível de conhecimento dessas infos, dependendo de sua função de trabalho e das decisões que precisam tomar. No entanto, também exige garantir que não haja céticos de dados.
Os líderes definem a cultura de qualquer organização. Para estabelecer uma cultura de dados, os líderes precisam intensificar e liderar pelo exemplo. Um líder orientado por dados faz as perguntas certas e responsabiliza suas equipes por garantir que os dados estejam sendo usados ??e que um processo estruturado seja seguido. Um líder orientado por dados vê os dados como um ativo estratégico e faz do “pensar e agir com dados” uma prioridade estratégica fundamental.
Os dados precisam ser parte integrante desse processo de tomada de decisão para obter o máximo valor dele. Existe um mecanismo de planejamento para escolher entre projetos para trabalhar ou se existe um mecanismo de retrospectiva para revisar as decisões? Por exemplo, se o orçamento de marketing for alocado com base no retorno esperado do investimento, pode-se dizer que os dados estão sendo usados ??para tomar decisões. A maioria das organizações não tem um processo de tomada de decisão sistemático e orientado por dados. Quer fazer diferente e iniciar uma verdadeira cultura data driven em sua empresa? Essa é sua oportunidade.