Fiquem tranquilos. Isto não é mais um texto sobre o que esperar do “novo” Twitter, o que deve acontecer com a rede ou os motivos que levaram Elon Musk a comprá-lo. Pelo menos não do ponto de vista estrutural, mas como negócio.
Muito se tem falado sobre a questão de liberdade de expressão e censura desenfreada na rede. Não entraremos nesse mérito. Passada a primeira semana depois que o Twitter aceitou a oferta de compra de US$ 44 bilhões do dono da Tesla e Space X, essa foi uma das transações de tecnologia mais estranhas de todos os tempos. E assim como uma boa novela, continua adicionando novas reviravoltas. De acordo com fontes da Reuters, ele disse aos banqueiros que planeja desenvolver recursos para aumentar a receita, e um de seus exemplos é “cobrar uma taxa quando um site de terceiros deseja citar ou incorporar um tweet de indivíduos ou organizações verificados”.
Musk tem um conjunto genuíno de crenças políticas e sociais sobre como o Twitter deve ser executado, e ele sente que a rede não está sendo utilizada com todo seu potencial. Elon é extremamente inteligente. Hoje, é fato que o Twitter não ganha tanto dinheiro em comparação com o Facebook e outras empresas de mídia social. Não é uma empresa tão grande em termos de capitalização de mercado.
O fato é que o Twitter é mais direto para falar com o público. É quase que literalmente uma conversa marca-usuário. Possuir esse acesso direto ao público – que é algo que cria tanto valor para Elon Musk - tem que ser valioso de alguma forma, seja aumentando o valor que ela cria para outras empresas dele (como a Tesla e Space X), ou seja encontrando uma maneira de monetizar o valor que ela cria para estrelas do esporte e celebridades muitas outras pessoas.
Por exemplo, os tweets de Donald Trump quando ele estava no microblog poderiam criar bilhões ou trilhões de dólares em movimentos de mercado, certo? E o Twitter nunca ganhou muito dinheiro com isso. Na verdade, diretamente não faturava absolutamente nada. Agora o cenário é outro. Não parece ser tão óbvio como a empresa faria, mas se Musk agora possui uma coisa que pode criar tanto valor, certamente, se você for realmente inteligente, poderá extrair algum valor disso.