O algoritmo do Google está em constante evolução, com atualizações regulares sendo lançadas para ajudar a melhorar a maneira como o mecanismo de pesquisa funciona e, por sua vez, melhorar a experiência dos usuários finais. Originalmente, essas atualizações aconteciam apenas algumas vezes ao longo do ano. No entanto, agora, o gigante das buscas está aprimorando seu algoritmo com pequenas atualizações diariamente. No geral, essas atualizações passam despercebidas, mas de vez em quando ocorre uma atualização maior que agita um pouco as coisas, e é exatamente isso que está acontecendo hoje com o Google.
Agora em agosto, o Google anunciou o lançamento do “Helpful Update Content” ou “atualização de conteúdo útil”, em tradução livre, com uma implementação completa da atualização prevista para levar até o final de setembro. Mas o que há de tão especial nessa nova atualização?
Resumidamente, esta atualização faz exatamente o que seu nome de batismo diz: é focada em garantir que os usuários vejam conteúdo exclusivo e útil, que foi escrito para pessoas, não para mecanismos de pesquisa. Sabe aquelas fórmulas mágicas, ditas pelos gurus do marketing digital para otimizar o tráfego? Sabe os click baits? Então... estão com os dias contados.
Os resultados da pesquisa terão como objetivo recompensar o conteúdo que ajuda a satisfazer e atender às expectativas dos visitantes. Em teoria, o conteúdo deve sempre ser produzido com o usuário final em mente, adotando uma abordagem que prioriza as pessoas.
No entanto, a realidade é que pode ser fácil produzir apenas conteúdo “focado em SEO”, cujo objetivo principal é ajudar a aumentar os rankings de um site. Embora as melhores práticas de SEO ainda sejam uma consideração importante ao produzir conteúdo, ela não deve mais ser a principal delas após o lançamento desta atualização.
Mesmo com o foco principal por trás dessa atualização seja pensar na pessoa que lê o conteúdo, não no mecanismo de pesquisa que o exibe, isso não significa que as práticas recomendadas tradicionais de SEO agora sejam inválidas. O “SEO Starter Guide”, do Google, deve ser a introdução a todas as coisas de SEO, se você deseja que seu site seja classificado no motor de busca. Afinal, receber conselhos do Google diretamente é o melhor lugar para começar.
Com o lançamento da atualização mais recente, é importante encontrar o equilíbrio entre o conteúdo que funciona bem do ponto de vista de SEO e o conteúdo que prioriza as pessoas. No final do dia, você pode escrever o conteúdo mais útil que fornece muitos conselhos úteis, mas se não for otimizado adequadamente, é muito menos provável que seja classificado nas SERPs e vice-versa.