TOPO - PRINCIPAL 1190X148

Sustentabilidade na folia

Educação Sustentável, Por Bárbara Motta, Educadora e Bióloga

Em 17/02/2024 às 14:57:47

Sempre ouvimos aquela icônica frase: “o ano só começa depois do carnaval!”. Logo, sejamos bem-vindos à primeira semana do ano! Brincadeiras à parte, 2024 iniciou com muitos clamores a mudanças para nosso comportamento em relação ao meio ambiente. Em meio a ondas de calor e o crescente número de casos de dengue no Brasil, você, meu querido e amado folião, tornou seu carnaval mais sustentável?

Reaproveitar fantasias, usar garrafas retornáveis e optar pelo uso de produtos biodegradáveis são algumas atividades simples que podem ser apropriadas para utilização em todos os carnavais. Para falar um pouco mais sobre isso, vamos conversar com Marta Ruffo, uma mulher com múltiplas atividades voltadas a produção de itens sustentáveis e a divulgação de ações pessoais e coletivas em prol do meio ambiente.

Faça uma breve apresentação sua e do seu trabalho relacionado a Sustentabilidade.

Olá, sou Marta Ruffo, mãe, chefe escoteira, artesã, designer de joias, acessórios e objetos de decoração, sou dona da marca de artesanato sustentáveis Mimos da Marta. Sou apaixonada por gente e questões relacionadas ao meio ambiente.

No meu trabalho, ressignifico aquilo que você achava que não tinha mais uso, transformando em felicidade, carinho, qualidade e bem-estar! Crio produtos originais e exclusivos utilizando e reaproveitando capsulas de café de alumínio, jeans, vidros e CDs.


Em sua opinião, qual a importância de sermos pessoas com atitudes mais sustentáveis?

Cada vez mais entendo que lixo é uma coisa que não existe. Tirando o lixo hospitalar (que é tóxico), o resto dos resíduos que descartamos como lixo podem ser reaproveitados, reciclados e servirem de matéria-prima para novos produtos para o nosso consumo.

Eu quero um planeta saudável para viver hoje e acredito que todos querem isto. Por isto é importante que comecemos a ter atitudes sustentáveis e que multipliquemos estes conhecimentos. Se começarmos a consumir de forma consciente, a reaproveitar produtos e serviços, a descartar de forma correta, teremos um planeta melhor para morarmos.

É de suma importância que todos nós (ou pelo menos a maioria) reaprendamos comportamentos e hábitos mais sustentáveis e modifiquemos a nossa forma de nos relacionarmos com o mundo.

Como você tornou seu Carnaval e/ou Carnaval de outras pessoas mais sustentável?

Como trabalho com joias e acessórios, criei produtos específicos para as pessoas utilizarem no carnaval, como brincos e colares, e fiz a minha própria fantasia para sair nos blocos do Rio.

Também aproveitei as tedes sociais, como Youtube, Instagram, Facebook e WhatsApp para divulgar informações de atitudes sustentáveis para o carnaval. Por exemplo: sugeri que as pessoas trocassem fantasias com as amigas ao invés de comprar uma nova; que trocassem o glitter de plástico pelo biodegradável (utilizei muito este último), ensinei a fazer confete de folhas em um vídeo e, durante o carnaval, tentei mostrar que dá para se divertir, aproveitar a folia e ainda cuidar do meio ambiente.

Quais atitudes sustentáveis você observou nos foliões presentes nas ruas do Rio de Janeiro?

Observei, tanto na praia quanto nos blocos, que algumas pessoas levavam um saquinho de plástico onde colocavam seu lixo e depois descartavam no local correto.

A participação da Comlurb ao final dos blocos também foi importante e fiquei muito feliz ao ver que os intérpretes dos sambas dos blocos que participei sempre agradeciam a presença deles. Teve um, inclusive, que pediu uma salva de palmas.

Vi crianças com seus copinhos plásticos reutilizáveis para beber água ou sua garrafinha sem utilizar descartáveis. Isto também foi muito legal.

Ainda tem muito glitter de plástico por aí, muitas garrafas de cerveja no chão e muitos foliões que agem como se não houvesse amanhã. Mas percebo que mais pessoas estão se preocupando em se divertir e deixar o espaço razoavelmente limpo para o próximo bloco, para o próximo folião, e isto me aquece o coração.

Deixe um recado para os leitores da coluna.

Ter atitudes sustentáveis, mudar hábitos tão enraizados na gente, é uma tarefa árdua, mas é muito gostoso ver o resultado final.

Se alguém disser para você que o que você faz é igual a uma gota no oceano, pense: se todas as pequenas gotas do oceano não estiverem lá, haveria oceano?

Vamos continuar a espalhar boas informações como as desta coluna. Aproveito aqui para parabenizá-los pelo conteúdo maravilhoso que sempre nos traz. Faz a gente pensar, refletir e agir. Pessoas com conhecimento podem fazer escolhas melhores e serem mais felizes.

Caso você queira conhecer um pouco mais sobre o meu trabalho, basta procurar por “Mimos da Marta” no Instagram e no Facebook e por “Mimos da Marta Oficial” no YouTube. Um grande abraço!

Precisamos intensificar e divulgar mais essas e outras ações voltadas a melhorar nossa relação com o meio ambiente. Obrigada, Marta! Você trouxe várias ideias para tornar nossa festa mais consciente. O planeta agradece!


POSIÇÃO 2 - ALERJ 1190X148
DOE SANGUE - POSIÇÃO 2 1190X148
TOPO - PRINCIPAL 1190X148
POSIÇÃO 3 - ALERJ 1190X148
POSIÇÃO 3 - ALERJ 1190X148
Saiba como criar um Portal de Notícias Administrável com Hotfix Press.