"A Agenda 2030 é a nossa Declaração Global de Interdependência."
António Guterres, Secretário Geral da ONU
Nova York, setembro de 2015. Em uma reunião, 193 Estados-membros da ONU reconheceram que o maior desafio global a ser combatido consiste na erradicação da pobreza em todas as suas formas e dimensões. Esse reconhecimento permitiu a criação da Agenda 2030, um planejamento necessário e indispensável para o desenvolvimento sustentável de todos os países.
A agenda 2030 é um plano de ação, com objetivo de promover a paz universal através da erradicação da pobreza e promoção da vida digna para todos, utilizando os limites do planeta. É constituído por 17 ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) dividido em 169 metas, a serem cumpridas até o ano de 2030.
Em nossa primeira coluna falamos sobre como a sustentabilidade atinge, além das questões ambientais, os campos políticos, econômicos e sociais. Pensando em todos esses aspectos podemos compreender melhor as ações propostas pela Agenda 2030 como uma ferramenta de orientação e incentivo às práticas sustentáveis.
Seguem abaixo os 17 ODS:
1- Erradicação da pobreza
2- Fome zero e agricultura sustentável
3- Saúde e bem-estar
4- Educação de qualidade
5- Igualdade de gênero
6- Água potável e saneamento
7- Energia acessível e limpa
8- Trabalho descente e crescimento econômico
9- Indústria, inovação e infraestrutura
10- Redução das desigualdades
11- Cidades e comunidades sustentáveis
12- Consumo e produção sustentáveis
13- Ação contra a mudança global do clima
14- Vida na água
15- Vida terrestre
16- Paz, justiça e instituições eficazes
17- Parcerias e meios de implementação
À princípio, alguns dos objetivos podem parecer difíceis de serem realizados. Mas lembrem-se que essas ações vão além do nosso comportamento individual. São ações coletivas que devem ser realizadas, e principalmente cobradas, das grandes instituições promotoras de práticas pouco sustentáveis como grandes empresas, indústrias de bens de consumo e alimentícias, assim como dos nossos governantes e sua equipe de apoio.
Podemos conferir o avanço do Brasil no cumprimento dos ODS em https://odsbrasil.gov.br.
Aprender, ler, compreender, praticar e cobrar atitudes mais sustentáveis é um direito e um dever de todos nós. Venha conosco nessa jornada. O planeta agradece!