Os Rs da sustentabilidade são um conjunto de práticas que tem como objetivo estabelecer uma reflexão nos hábitos da sociedade e promover ações de menor impacto ambiental. Hoje são divididos em cinco ações principais, possíveis de serem realizadas por todos de forma individual, coletiva, empresarial e econômica.
Inicialmente os Rs eram apenas 3: Reduzir, Reutilizar e Reciclar. Porém com o avanço dos estudos sobre os impactos sofridos pelo meio ambiente, tornou-se necessário ampliar essas práticas, trabalhando também os conceitos Repensar e Recusar. Dessa forma surgiram os 5 Rs da sustentabilidade.
* Reduzir: Ao adquirir um produto, ao invés de olharmos apenas o preço, devemos refletir sobre a qualidade e durabilidade do mesmo. Isso significa que você não irá optar pelo mais barato ou mais caro, mas sim o produto que apresente melhor custo-benefício, considerando qual deles permanecerá em uso por mais tempo, consequentemente gerando menos lixo. O uso de copos de vidro (material duradouro e reciclável) no lugar de copos descartáveis é um bom exemplo.
* Reutilizar: Essa prática consiste em dar uma nova utilidade a um produto que já existe. Essa atitude aumenta a vida útil do produto, diminui a produção de resíduos. Aquela brincadeira do pote de sorvete, que ao invés de sorvete, contém feijão congelado, serve de exemplo para essa prática. Comprar peças em brechós, bazares, produtos artesanais feito de materiais comumente descartados e utilizar a água do último enxágue da máquina de lavar para limpar o quintal, também são práticas de reutilização dos recursos.
* Reciclar: Com certeza é o "R" mais famoso. Além do impacto ambiental positivo, tem grande importância econômica, servindo como fonte de renda para muitas famílias.
A reciclagem permite que os materiais descartados, ao passarem pelo procedimento correto, voltem a ser matéria-prima e possam ser utilizados novamente pelas indústrias na produção de novos produtos. A latinha de alumínio é o item mais reciclado no Brasil.
Mas lembrem-se: para que a reciclagem seja viável, precisamos separar o lixo orgânico do lixo reciclável!
* Repensar: Essa prática nos convida a refletir sobre as nossas escolhas, além de auxiliar ao combate do consumismo. Comprar apenas aquilo que é necessário, além de impactar positivamente o meio ambiente, ajuda no processo de educação financeira. As empresas também devem aderir a essa ação, principalmente na escolha dos materiais utilizados em seu processo de produção e no descarte de resíduos gerados.
* Recusar: Isso mesmo! Dizer "não"... Desafiador esse R não é mesmo? O ato de recusar a aquisição de alguns produtos está relacionado ao fato de impedir que uma grande quantidade de resíduos entre em nossas casas. Evitar o consumo de plástico de uso único e se recusar a comprar de empresas que não são sustentáveis são exemplos dessa prática.
Você já pratica alguns desses Rs? E se não pratica, de que forma poderia inserir essas ações em seu dia a dia? A mudança nem sempre é rápida ou fácil, porém precisa ser constante. Nossas escolhas servem de exemplos para outras pessoas e são capazes de pressionar as indústrias a produzirem itens mais sustentáveis. O planeta agradece!