No próximo de 05 de junho comemoraremos o Dia Mundial do Meio Ambiente. É comum que várias atividades sejam programadas para esse dia. Eu vou te convidar para uma delas: a culminância do projeto PÉDEPOESIA, a ser realizado no Parque Natural Municipal da Catacumba.
Conheci a fundadora do projeto, Rose Lima, durante minha atuação como professora. Dividimos o amor pela educação, pela escrita e pela defesa das causas ambientais. Segundo Rose Lima: “O PÉDEPOESIA entende que toda ação literária é educativa. É uma linha de comunicação condutora de arte que visa ao desenvolvimento social e sustentável para maior qualidade de vida no ambiente em que estamos inseridos.”
Esse evento também reunirá a participação de atuantes e educadores na área. Eu não vou perder essa comemoração: participarei falando sobre “Sustentabilidade e Moda Circular”. Segue abaixo a entrevista com a fundadora do projeto PÉDEPOESIA, Rose Lima.
Bárbara Motta: Faça uma breve apresentação sua, unindo o seu lado pessoal e profissional.
Rose Lima: Nasci na cidade de Água-Doce,no Maranhão. Me formei em Assistente Social e fiz pós-graduação em Gerontologia. Exerci a profissão de Professora da Rede Pública Municipal do RJ de 1990 a 2020. Na Gerência de Educação da 1ª Coordenadoria Regional de Educação, da Secretaria Municipal de Educação, entre outras atribuições, coordenei Projetos Artísticos e Culturais, no âmbito da música, dança, teatro, literatura, artes plásticas e meio ambiente, articulando diversos saberes com os professores e alunos da rede municipal de ensino em diferentes espaços da cidade maravilhosa. Amante das palavras que sou, publiquei poesias na revista virtual Mangues & Letras. Em 2021, meus textos foram publicados na revista Movimento Mundial Mulheres Reais, no Jornal de Letras e nas antologias “Que toda palavra, dita ou escrita, seja amor!”, “Da minha janela” e “Estátuas de Bronze”. Em 2022, organizei a coletânea “Me tirei pra dançar”, com textos sobre autoconhecimento. Desenvolvi o Projeto PÉDEPOESIA no Parque Natural Municipal da Catacumba. Sou moradora de Copacabana e tenho como hobby as caminhadas até a Pedra do Leme.
Bárbara Motta: Conte-nos sobre o projeto PÉDEPOESIA.
Rose Lima: O Projeto PÉDEPOESIA teve início na Pedra do Leme. Após minha caminhada, muitas vezes, sentava ao lado da estátua de Clarisse Lispector para contemplar a natureza, sempre na companhia de um livro. A leitura, quase sempre, era interrompida para atender a solicitação das pessoas para que as fotografassem junto àquela ilustre escritora. Passei a levar outros livros e a ofertar poesias aos transeuntes daquele lugar. Nascia o projeto PÉDEPOESIA.
Bárbara Motta: Por que o projeto ganhou esse nome?
Rose Lima: O meu diálogo com a estátua de Clarice Lispector era constante. Um dia, ao encostar o meu pé no pé dela defini o nome do projeto: PÉDEPOESIA.
Bárbara Motta: Por que você escolheu o Parque Natural Municipal da Catacumba para realizar o projeto?
Rose Lima: Sabendo que o Parque Natural Municipal da Catacumba é uma área protegida e que sua importância aumenta em relação à sua contribuição para construir uma sociedade mais consciente e responsável para com o meio ambiente, o projeto PÉDEPOESIA passou a oferecer ações de sensibilização a partir de leituras de poesias relativas à natureza, assim como outras atividades que promovem conhecimento das questões ambientais, reflexões sobre atitudes individuais e coletivas relacionadas à sustentabilidade, de forma que os visitantes do Parque se apropriem do espaço tornando-se parceiros na conservação dos ecossistemas naturais.
Bárbara Motta: O projeto conta com alguma parceria?
Rose Lima: Após um período pandêmico, que afetou a vida dos cariocas, oportunizar encontros com práticas educativas ao ar livre, além do prazeroso contato com a natureza, fomenta a leitura. A prática da leitura favorece a comunicação, estimula o senso crítico, forma novos leitores e amplia a habilidade para a escrita. O projeto PÉDEPOESIA prioriza tal conceito articulado ao conteúdo de preservação da natureza e dos seres que nela vivem.
O Parque da Catacumba abriu seus portões para o meu projeto e, portanto, sou muito grata pelo acolhimento da gestora Elisa de Castro, que nos cedeu o espaço da Praça da Construção para a realização das atividades. Infelizmente, ainda não temos parceiros que invistam no projeto. Todos os gastos são de minha responsabilidade.
Bárbara Motta: Qual é o público-alvo do projeto? E quem poderá participar da culminância?
Rose Lima: O público alvo são alunos e professores das unidades escolares do entorno da Lagoa Rodrigo de Freitas. As escolas do entorno da Lagoa abraçaram o projeto, mas a comunidade em geral pode participar.
Bárbara Motta: A culminância desse projeto acontecerá em que dia? Quais serão as atividades previstas?
Rose Lima: A culminância do Projeto PÉDEPOESIA acontecerá no Dia do Meio Ambiente, 05 de junho de 2022, de 9h às 12h, no Parque Natural Municipal da Catacumba, na Av. Epitácio Pessoa, 3000, Lagoa.
Teremos a presença das unidades escolares participantes, colaboradores, escritores, poetas, representantes de instituições locais e frequentadores do Parque da Catacumba.
Como atividades ofereceremos: Mostra de Poesias dos alunos; Sarau de Poesias com escritores e poetas; Prática Taí Chi Chuan; Oficina de Reciclagem; Terapia Holística Método Aletheia; Personagem vivo: Boneca de Lata; Troca-troca sustentável: livros, roupas, objetos; e Distribuição de mudas de plantas.
Bárbara Motta: Faça um convite aos leitores.
Rose Lima: Venham celebrar o Dia do Meio Ambiente, no Parque Natural Municipal da Catacumba.
Se conectar com o ambiente natural, enquanto seres humanos pertencentes a uma mesma rede sistêmica, que envolve, além dos nossos corpos, também o ar que respiramos, o solo que pisamos, a fauna e a flora, vivenciando atividades literárias, práticas artísticas e corporais, conversas e propostas que agregam valor às atitudes mais conscientes.
Coloque mais poesia no seu dia. Venha para o PÉDEPOESIA!!! Troquem informações e conhecimentos conosco. A educação é a base de todas as mudanças, sejam elas individuais ou coletivas. O planeta agradece!