Desse lado de cá, eu não consigo ver se você tem um estilo minimalista, conservador, consciente ou acumulador. Porém, seja qual for a sua forma de lidar com os objetos que entram em sua casa, uma coisa é certa: não há melhor período para desapegar do que durante a organização de uma mudança.
Neste período, você tem a possibilidade de abrir gavetas e caixas esquecidas por anos... Provavelmente descobrirá muitos itens separados com aquela velha desculpa: “um dia eu vou precisar”. E não precisou! Sem contar tantas outras coisas que você guardou e nem lembra mais o porquê. E assim começou um processo de acumulação de objetos sem utilidade para você e para a sua nova vida.
Vou dar um exemplo real: por aqui estamos organizando três mudanças. Isso mesmo: três! Desesperador para alguns, libertador para outros (nesse momento estou mais para desesperada, confesso! Rsrs). Dentro de uma dessas várias caixas esquecidas, encontrei um dos meus primeiros aparelhos de celular. Será que eu o guardei porque não sabia o local correto para descartá-lo? Será um apelo emocional pelo objeto que, em seus tempos áureos, conferiu um certo “status” à minha pessoa? Ou simplesmente esqueci, deixei perdido entre tantas outras coisas e só achei agora? Nesse momento não importa o motivo, mas sim a ação que eu vou tomar diante disso.
Um aparelho celular é considerado um lixo eletrônico, composto por diversos componentes e elementos químicos que causam danos ao meio ambiente, como por exemplo, chumbo, cádmio e mercúrio. Esses compostos, em contato com o meio ambiente, geram contaminação do solo e dos lençóis freáticos, contaminando também a produção agrícola e o abastecimento de água, prejudicando todos os seres vivos, incluindo o homem.
Lembrando que isso foi só um exemplo. Se procurarmos com atenção encontraremos muitos mais itens que poderão ser doados, reciclados, desapegados... Mas lembre-se: sempre com consciência ambiental!
Agora vou seguir aqui nos meus preparativos das mudanças. Porém, antes, vou buscar um local correto para descartar meu lixo eletrônico. E se você tem dúvidas dos locais que aceitem esse tipo de lixo, fica a dica: entre no site da Ecycle (https://www.ecycle.com.br/) e acesse o campo “Onde descartar?”. Basta acrescentar o seu CEP e pronto! Local de descarte correto pertinho do seu endereço. Faça a sua parte. O planeta agradece!