Segunda-Feira, 28 de Abril de 2025 - 23:39:30
Deseja receber nossas notificações?
TOPO - PRINCIPAL 100 DIAS-2 - PREFEITURA NITERÓI - 1190X148

Como o prazer sexual contribui para o bem estar e a saúde mental

Saúde Mental e Bem-Estar, Por Andréa Ladislau, Psicanalista

Em 16/04/2025 às 12:57:39
0:00
0:00

Os benefícios do sexo são imensos, principalmente se você já possui uma boa relação de intimidade com seu corpo. Se já se conhece, independente da idade, e consegue permitir-se o prazer em sua totalidade, com certeza, poderá explorar o sexo como uma fonte de prazer de extrema importância.

Ao iniciar a vida sexual é natural que muitas dúvidas e medos possam surgir. Porém, no sexo, o que precisa estar claro é que não existe receita de bolo para o que pode satisfazer ou não, pois cada ser humano é único, e o encontro com o prazer também será individualizado.

O que faz bem para um, pode não ser favorável a outro. O mais importante é não colocar pesos e travas nessa relação prazer x corpo. Saber a hora certa de se sentir seguro e pronto, sem ferir seus limites e sem abusar de suas escolhas em função do outro, apenas para agradar e dar prazer a outra pessoa. O nosso prazer também é muito valioso e precisamos respeitar e deixar fluir.

Neste sentido, os ganhos estão relacionados ao alívio das tensões, já que o orgasmo é uma espécie de descarga que libera substâncias como a endorfina, serotonina, dopamina e ocitocina. Cada uma delas provoca estímulos diferentes em nosso corpo proporcionando diversos benefícios.

Estimulado, o cérebro reage com sensações de bem-estar, de conforto, melhoria do estado de humor, através de uma elevada produção hormonal e, consequentemente, alcançando o tão desejado relaxamento e trazendo o alívio da tensão causada pela quarentena. Além disso, podemos perceber uma melhora no poder de movimento, na atenção e na memória.

Ganhos psíquicos adquiridos através do sexo que também contribuem para a ampliação da visão, da audição e do aumento das células de defesa, auxiliando assim, o aumento da imunidade. Afinal, o prazer sexual é um fator crucial para a preservação da juventude, agindo também como um analgésico natural que alivia a ansiedade e pode tornar até mesmo o sono mais leve e tranquilo.

A primeira dica para explorar o prazer através do sexo e sentir-se pleno é exercer essa energia sexual sem culpa e sem tabus, o que irá contribuir, significativamente, para uma mudança crescente da visão da intimidade. Segunda dica é materializar seus desejos e fantasias e verbalizar ao outro, suas preferências, aprimorando a cumplicidade, o calor e contato humano.

Terceira dica é buscar se entregar ao prazer por inteiro e buscar se desligar de problemas e tensões de forma a elevar a autoestima e estimular o autoconhecimento do corpo e das emoções.

Quarta dica é: seja você e não queira seguir padrões determinados ou divulgados como sendo as melhores práticas. A melhor prática é aquela que se encaixa aos seus desejos e te completam como indivíduo, possibilitando a exploração leve e consciente de todo o prazer que você possa sentir, dar e ao mesmo tempo receber do (a) parceiro (a).

Portanto, a busca pelo relaxamento e a descarga da tensão são essenciais para aliviar o estresse, a angústia, as frustrações e as incertezas cotidianas. Liberte-se dos tabus e permita-se sentir desejo.

Desejar e se sentir desejado, sem culpa. Explore fantasias e entenda o sexo, a masturbação e o orgasmo como um mecanismo de auxílio de seu bem estar e de sua satisfação. Elimine os preconceitos e deixe florescer o prazer, auxiliando o autoconhecimento através de novas maneiras de vivência do prazer íntimo e pessoal.



POSIÇÃO 2 - DOE SANGUE 1190X148
POSIÇÃO 3 - DENGUE1190X148
Saiba como criar um Portal de Notícias Administrável com Hotfix Press.