Foi preciso alguns minutos de acréscimos para o Brasil vencer e despachar a Costa Rica da Copa do Mundo. Foram 2 a 0 bem sofríveis pela tensão e expectativa da primeira vitória. Philppe Coutinho e Neymar marcaram os gols. Após um primeiro tempo sem brilho, a Seleção cresceu no segundo tempo
Com o resultado, a Seleção Brasileira vai para 4 pontos tornando-se líder do Grupo E. O Brasil tem que torcer para a Sérvia perder da Suíça e assim, na última rodada, tentar se classificar em primeiro.
Foram 90 minutos estressantes para a Seleção Brasileira. Até o árbitro de vídeo (VAR) foi requisitado, mas para atrapalhar as pretensões do Brasil, anulando um pênalti em cima de Neymar.
O Brasil começou bem mais organizado taticamente e ousado no primeiro tempo. Foram 20 minutos de domínio e chutes a gol. A Costa Rica só acordou aos 20 minutos. A melhor chance de gol foi da Costa Rica. Borges recebeu livre na área e finalizou mal. Neymar, Willian e Gabriel Jesus outra vez ficaram abaixo, embora o camisa 9 tenha tido um gol bem anulado por impedimento. Do meio para frente, Coutinho se destacava.
Com Douglas Costa no lugar de Willian, a equipe explorou melhor os espaços na defesa da Costa Rica. Gabriel Jesus cabeceou no travessão, Navas fez boas defesas. Aos 26 minutos, Neymar recebeu sozinho na grande área e chutou por cima. Logo depois, o jogador caiu na área, o juiz marcou pênalti, mas o VAR registrou que não havia falta no lance.
Quando tudo caminhava para o empate, Philippe Coutinho apareceu para concluir na grande área e fazer o Brasil respirar na Copa do Mundo, aos 46 minutos. A torcida brasileira comemorava aliviada, quando aos 53 minutos, Neymar mostra categoria ao marcar o segundo gol. Haja coração!
Com o gol que marcou, Neymar chegou a 56 gols pela seleção brasileira e empatou com Romário. É o quarto maior artilheiro da história, atrás de Pelé (95), Ronaldo (67) e Zico (66). Além disso, o atacante igualou-se a Pelé e Rivaldo como únicos camisas 10 do Brasil a fazerem gols em duas Copas do Mundo seguidas.