No primeiro clássico carioca realizado após o final da Copa do Mundo, Vasco e Fluminense empataram em 1 a 1. Andrés Rios marcou para o Vasco e Pedro empatou. Mas o grande destaque da partida foi o goleiro uruguaio Martín Silva, que fez grandes defesas, impedindo que o Tricolor saísse com a vitória. O empate deixou os dois times no meio da tabela, com o Vasco ficando em 11º com 16 pontos e o Fluminense apenas uma posição abaixo com um ponto a menos.
O primeiro tempo mostrou um Fluminense mais ofensivo, mas que pecava na hora da finalização. O Vasco se fechava para explorar os contra-ataques, mas quando conseguia não chegava a assustar o goleiro tricolor Júlio César.
Aos seis minutos, Pedro finalizou a primeira bola da partida, mas foi bloqueado na hora certa pelo zagueiro Breno. Cinco minutos depois, Marcos Júnior arriscou de fora da área, na altura do bico esquerdo, obrigando Martin Silva a mandar para escanteio. Mas aos 15, o Vasco perdeu uma boa chance em chute de Andrey pela direita, que bateu na rede pelo lado de fora.
O jogo caiu um pouco de ritmo depois dos 25 minutos, quando Sornoza aproveitou bola mal afastada pela zaga vascaína e chutou da meia lua de primeira, mas Ricardo Graça se posicionou à frente na hora certa. Já o Vasco, perdeu chance em chute fraco de fora da área de Geovanni Augusto, mas que quase sobrou para Wagner aproveitar.
O segundo tempo começou com um panorama diferente, pois foi o Vasco quem passou a sair mais para o jogo. Aos três minutos, Andrés Rios arriscou chute de fora da área para Júlio César encaixar sem dificuldade. O time cruz-maltino continuou tomando as ações, mas por pouco o Fluminense não marcou em um contra-golpe veloz. Aos 10 minutos, Marcos Júnior aproveitou lançamento da defesa e na hora do chute, foi cortado na bola pelo zagueiro Luiz Gustavo.
Mas aos 15 minutos, o time da Colina História abriu o placar. Em cruzamento de Henrique pela esquerda, Júlio César se antecipou à Pikachu e rebateu, mas a bola sobrou limpa para Andrés Rios mandar para o gol vazio.
Com a desvantagem, o técnico do Fluminense Marcelo Oliveira colocou o atacante Mateus Alessandro no lugar do volante Dodi. Com o time tricolor mais ofensivo, a equipe visitante passou a sair mais no segundo tempo e, por pouco, não empatou a partida aos 22. Em cobrança de falta batida por Sornoza, Digão subiu bem e cabeceou para a difícil defesa de Martín Silva com o pé. No bate e rebate do rebote, a zaga vascaína afastou.
Mesmo com mais um atacante em campo (Sornoza saiu para a entrada de Pablo Dyego), o Fluminense se mostrava desorganizado, facilitando o trabalho do Vasco que controlava bem a partida.
No final da partida, o Fluminense perdeu uma chance incrível. Em belo cruzamento da esquerda de Ayrton Lucas, Pedro cabeceou e Martín Silva fez mais um milagre. No rebote, Pablo Dyego acertou a trave.
Quando parecia que a vitória era certa, o time visitante empatou o clássico. Marcos Júnior passou a bola para Pedro, que driblou Breno e finalizou sem chance de defesa para o goleiro vascaíno.
Os dois times voltam a jogar no domingo às 16 horas (horário de Brasília). Enquanto o Vasco recebe o Grêmio em São Januário, o Fluminense visita o Sport na Ilha do Retiro, em Recife (PE).
FICHA TÉCNICA
VASCO 1 X 1 FLUMINENSE
Local: São Januário, no Rio de Janeiro (RJ)
Data: 19 de julho de 2018, quinta-feira
Horário: 20 horas (de Brasília)
Árbitro:Marcelo Aparecido Ribeiro de Souza (SP)
Assistentes:Daniel Paulo Ziolli (SP) e Bruno Salgado Rizo (SP).
Público: 11.382 presente
Renda: R$ 242.405,00
Cartões amarelos: Luiz Gustavo, Wagner e Andrés Rios (Vasco); Dodi e Jadson (Fluminense).
Gols: Andrés Rios (Vasco), 15" 2º T (1-0) e Pedro (Fluminense), 44" 2º T (1-1)
VASCO:Martín Silva; Luiz Gustavo, Breno, Ricardo e Henrique; Desábato, Andrey, Yago Pikachu e Giovanni Augusto (Kelvin); Wagner (Evander) e Andrés Rios (Bruno Silva). Técnico: Jorginho.
FLUMINENSE: Júlio César; Léo, Digão e Ayrton Lucas; Dodi (Matheus Alessandro), Richard, Jadson e Sornoza (Pablo Dyego); Marcos Júnior e Pedro. Técnico: Marcelo Oliveira.