TOPO - PRINCIPAL 1190X148

Prefeitura do Rio e NASA firmam parceria para prevenir desastres climáticos

Projeto visa criar um novo programa de monitoramento de deslizamentos e inundações

Por Leonardo Pimenta em 25/10/2019 às 00:18:32

Foto: Leonardo Pimenta

A Prefeitura do Rio e a Nasa (Agência Espacial dos Estados Unidos) anunciaram, nesta quinta (24), uma parceria para o desenvolvimento de um programa que preveja inundações na cidade. Segundo Felipe Mandarino, coordenador de Informações da Cidade do IPP, a ideia é que o Rio de Janeiro seja o primeiro a ter um sistema de simulação e prevenção de inundações.

O Centro de Operação Rio (COR) já testa, desde setembro de 2018, um software de previsão de deslizamentos de terra que avalia as regiões com maior probabilidade de deslocamento de terra, desenvolvido pela agência norte-americana. O software foi utilizado para avaliar as chuvas de fevereiro e abril deste ano, e o índice de acerto para os locais de deslizamento foi de 87,7%.

Com a parceria, uma nova versão da ferramenta de monitoramento de deslizamentos Rio-NASA será desenvolvida e um novo modelo para inundações. Com o sistema atual, é possível avaliar locais com situação de riscos de deslizamentos através de dados fornecidos pelos satélites que monitoram o tempo em todo o mundo.

"É uma constelação de satélites capaz de medir a chuva no mundo inteiro, e através dessa informação, eles têm diversos subprodutos, e um deles é esse modelo global capaz de prever deslizamentos", disse Felipe Mandarino.

O chefe do COR, Alexandre Cardeman, comentou que o atual sistema ajuda a monitorar também as áreas que não possuem sistema de alerta de chuva, bem como nas decisões a serem tomadas.

"A partir dos dados que são gerados, podemos informar ao cidadão, em parceria com a Defesa Civil, para que ele procure locais seguros e tome a melhor decisão em um momento de crise", disse o chefe executivo do COR, Alexandre Cardeman.

A colaboração entre a Prefeitura do Rio e a NASA já existe há 4 anos e foi possível devido à ajuda do Consulado Geral dos EUA/RJ.

"Esta união de esforços entre a cidade do Rio e a NASA é um exemplo da importância de se compartilhar conhecimento e tecnologia na redução de riscos," disse o cônsul-geral Scott Hamilton.

O anúncio da parceria veio junto com a realização, pelo Instituto Pereira Passos (IPP), de um Seminário de Ciências Aplicadas para a Redução de Riscos, que tem a presença de 4 pesquisadores da NASA que auxiliarão na construção da nova plataforma.

A cientista Nasa Dalia Kirschbaum é uma das pesquisadoras responsáveis pelo projeto e comentou sobre a importância da ferramenta nos momentos de crise na cidade.

"As informações ajudam nas decisões de quem faz as políticas públicas", lembrou a cientista.

POSIÇÃO 3 - ALERJ 1190X148POSIÇÃO 3 - ALERJ 1190X148
Saiba como criar um Portal de Notícias Administrável com Hotfix Press.