Partida que fechou a 29° rodada, o gol do jovem Cacá aos 25 minutos do primeiro tempo e de Éderson aos 51, tirou o Cruzeiro da zona do rebaixamento e pôs o Fluminense. O jogo em si foi muito pegado e por jogar no Nilton Santos com o apoio da sua torcida, o Alvinegro teve boas ações em boa parte da primeira etapa.
Mas se o amplo domínio foi visível, o Glorioso não conseguiu reverter o placar adverso.
O Glorioso passou a acumular chances desperdiçadas. Muitas vezes o pé estava fora da forma, mas em outras faltou um pouco de sorte ao time. Marcinho, por exemplo, quase marcou ao acertar lindo chute de fora da área. A bola passou raspando a trave de Fábio.
O Cruzeiro buscou melhorar a velocidade de seu ataque e Abel trocou as peças como Fred dando lugar a Ariel Cabral aos e Sassá no lugar de David, mas não surtiu efeito.
O treinador Alberto Valentim foi para o tudo ou nada e tirou o volante Gustavo Bochecha e colocou Vinícius Tanque.
Com grande intensidade o grande momento foi aos 35 minutos do segundo tempo na falta bem cobrada por Marcinho, onde Fábio deu rebote e Gabriel tocou para fora tirando tinta da trave.
Mas o balde de água fria veio aos 51 minutos, após vacilo da defesa do Botafogo Dodô lança Ariel Cabral, que entra na área e toca para trás. Éderson chega sozinho e chapa no ângulo. Gol que sacramentou a vitória por 2 a 0 e respira ainda no campeonato.
"Infelizmente, fizemos um primeiro tempo não tão bom, e eles fizeram o gol. Voltamos do intervalo e pressionamos, mas a bola não entrou. Perdemos um confronto direto, mas temos que levantar a cabeça, falar menos e trabalhar mais", disse o zagueiro Gabriel.
Três pontos separam o Botafogo da zona do rebaixamento e o próximo jogo é no domingo (3), às 19h, contra o Santos na Vila Belmiro.
FICHA TÉCNICA
BOTAFOGO 0 X 2 CRUZEIRO
Data: 31 de outubro de 2019
Horário: às 21h30 (de Brasília)
Local: Nilton Santos, no Rio de Janeiro (RJ)
Árbitro: Caio Max Augusto Vieira (RN)
Auxiliares: Jean Marcio dos Santos (RN) e Nailton Júnior de Sousa Oliveira (CE)
Árbitro de Vídeo: Adriano Milczvski (PR)
Gols: Cacá (CRU) aos 25 minutos do primeiro tempo e Éderson (CRU) aos 51 do segundo tempo.
Cartões amarelo: Luiz Fernando (BOT); Thiago Neves, Dodô e Fabrício Bruno (CRU)
Botafogo: Gatito Fernández; Marcinho, Carli, Gabriel e Yuri; Bochecha e João Paulo; Luiz Fernando, Diego Souza e Leo Valência (Alex Santana); Victor Rangel (Igor Cássio). Técnico: Alberto Valentim
Cruzeiro: Fábio; Orejuela, Fabrício Bruno, Cacá e Egídio; Henrique, Ederson, Marquinhos Gabriel e Thiago Neves; David e Fred. Técnico: Abel Braga