O Flamengo deu mais um passo importante rumo ao título brasileiro ao vencer o Bahia de virada na tarde deste domingo (10/11) no Maracanã por 3 a 1 com gols de Reinier, Bruno Henrique e Gabriel Barbosa. A vitória deixou o rubro-negro com 77 pontos, subindo para 10 pontos de vantagem diante do Palmeiras que tem 67. Cientes da possibilidade de conquista, a torcida gritou "É campeão"!
O Bahia, mesmo jogando fora de casa, não se intimidou e já começou a partida pressionando o Flamengo, mas levar efetivamente perigo a meta adversária.
Por outro lado, o Flamengo demorou para entrar no jogo e quando isso aconteceu, não conseguiu fazer muita coisa. Embora tenha tido maior posse de bola, a equipe comandada neste domingo por João de Deus já que Jorge Jesus estava suspenso após ter recebido três cartões amarelos, não conseguia criar chances de gol.
Após o impeto inicial, os baianos passaram a jogar no contra-ataque e foi justamente em um deles aos 38 que o placar foi aberto em lance de azar da defesa rubro-negra.
Pablo Mari cortou uma bola que era lançada para Nino Paraíba, só que ela explodiu em Filipe Luís e voltou para o jogador do Bahia que cruzou na linha de fundo para Élber que cabeceou para uma grande defesa de Diego Alves, mas o próprio Élber pegou o rebote chutou em cima de Arão que fez contra.
O Flamengo não sentiu o gol, mas não conseguiu alterar o placar. Pelo menos não até o final do primeiro tempo. No entanto, na segunda etapa de tanto pressionar, o time rubro-negro conseguiu virar e ampliar.
Primeiro com Reinier aos oito, o garoto que entrou no intervalo no lugar de Vitinho, completou de cabeça após jogada de Everton Ribeiro que abriu pra Gabriel Barbosa na direita servir o jovem de 17 anos que marcou mais um gol importante.
A virada veio aos 26 com uma linda enfiada de bola de três dedos de Filipe Luís para Gabriel Barbosa dar mais uma assistência, dessa vez para Bruno Henrique, sumido até então da partida, marcar tirando do goleiro Douglas.
Após duas assistências, Gabriel Barbosa deu números finais a partida aos 42 após Arão cobrar falta no travessão. O camisa 9 pegou de primeira o rebote e ao mesmo tempo igualou Zico como maior artilheiro do Flamengo em uma edição de Campeonato Brasileiro com 21 gols, além de superar Hernane como maior goleador rubro-negro em uma temporada, marcar seu 36° gol.
Na próxima quinta-feira (14) o Flamengo encara o Vasco em jogo originalmente marcado para o dia 23, mas que foi adiantado por causa da final da Copa Libertadores, marcada para a mesma data e que terá o rubro-negro diante do River Plate em Lima no Peru.
FICHA TÉCNICA
FLAMENGO 3 X 1 BAHIA
Local: Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ)
Data: 10 de novembro de 2019, domingo
Hora: 18h (de Brasília)
Árbitro: Caio Max Augusto Vieira (RN)
Assistentes: Fabiano da Silva Ramires (ES) e Jean Marcio dos Santos (RN)
VAR: Emerson de Almeida Ferreira (MG)
Público pagante: 60.961
Público presente: 65.930
Renda: R$ 4.119.304,00
Cartões amarelos: Piris da Motta, Bruno Henrique (Flamengo)
Gols: Reinier, aos oito minutos do segundo tempo; Bruno Henrique, aos 26 minutos do segundo tempo; Gabriel, aos 42 minutos do segundo tempo (Flamengo); Willian Arão, contra, aos 38 minutos do primeiro tempo (Bahia)
FLAMENGO: Diego Alves; Rodinei, Rodrigo Caio, Pablo Marí e Filipe Luís; Willian Arão, Gerson (Piris da Motta) e Everton Ribeiro; Vitinho (Reinier), Bruno Henrique (Diego) e Gabriel.
Técnico: João de Deus
BAHIA: Douglas Friedrich; Nino Paraíba, Lucas Fonseca, Juninho e Moisés; Flávio, Gregore e João Pedro (Guerra); Artur, Gilberto (Arthur Caíke) e Élber.
Técnico: Roger Machado