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Supervia anuncia retirada de 40 trens de circulação

No inicio da noite deste domingo (17), a Supervia anunciou a retirada de 40 trens chineses por recomendação da CRRC

Por Jonas Feliciano em 17/11/2019 às 18:47:45

Imagem: Reprodução do Facebook

No inicio da noite deste domingo (17), a Supervia anunciou a retirada de 40 trens chineses por recomendação da CRRC (Consórcio chinês). A partir de amanhã (18), os veículos não estarão mais atendendo os passageiros. A empresa responsável pelos trens do Rio de Janeiro também informou que a indisponibilidade parcial da frota vai afetar os intervalos em diversos ramais.

A nota oficial emitida pela empresa divulgou o que deve mudar na rotina e nos intervalos dos ramais. De acordo com a Supervia, devem aumentar os intervalos nos ramais Santa Cruz e Japeri, além do trecho entre Gramacho e Saracuruna. Algumas viagens do ramal Deodoro serão realizadas em trens de quatro carros.

Ainda segundo o comunicado, os trens chineses (2º lote), fabricados pelo Consórcio CRRC, foram comprados pelo Estado do Rio de Janeiro e incluídos na operação da SuperVia entre 2014 e 2016. A Supervia disse que, em setembro de 2016, foram detectados problemas de projetos, em especial na caixa de tração, engrenagem que transmite energia do motor para eixo e rodas, e os responsáveis comunicados.

Pelos motivos expostos, a chinesa CRRC iniciou o processo de análise técnica, identificando a necessidade de substituição do tipo de peça. Desde novembro de 2018, um recall foi feito pela fabricante até que em junho de 2019, em vistorias, novas falhas foram identificadas e a CRRC, então, suspendeu o retrabalho malsucedido até que encontre uma nova medida para solução.

"Por estar ainda em período de garantia, a manutenção das referidas caixas de tração é responsabilidade do Consórcio CRRC, de acordo com contrato firmado entre os chineses e o Estado. Além de acionar o plano de contingência junto ao Centro de Operações da Prefeitura do Rio de Janeiro (COR) e Concessionárias de transporte, a SuperVia está reforçando o efetivo de apoio nas estações e ramais impactados, assim como nos canais de atendimento aos passageiros. A empresa espera uma solução rápida pelo fornecedor chinês, que permita que o serviço seja normalizado brevemente", concluiu o informe.

Vale destacar que a medida deve afetar a rotina de mais de 700 mil usuários que, diariamente, utilizam os serviços da concessionária. Nos comentários da publicação no Facebook, os internautas reagiram negativamente a notícia e lamentaram a decisão. Muitos destacaram a precariedade do serviço que, mesmo com os antigos carros, já era considerada ruim. A empresa não anunciou quando novos vagões devem substituir os que estão sendo retirados de circulação.

Imagem: Reprodução do Facebook

Imagem: Reprodução do Facebook

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