O Flamengo venceu o Grêmio por 1 a 0, neste domingo, na Arena do Grêmio, e ficou muito próximo do título do Campeonato Brasileiro após a rodada deste fim de semana. Mesmo tendo iniciado o jogo com apenas três titulares, poupando o time para a final da Libertadores contra o River Plate, dia 23, em Lima, o Rubro-Negro foi melhor no primeiro tempo, quando abriu o placar com gol de Gabriel, de pênalti. O atacante foi expulso no segundo por reclamação e gesto infantil ao árbitro.
Com o resultado, o time rubro-negro pode ser campeão já no próximo domingo, dia 24, sem precisar entrar em campo. Com o empate em 1 a 1 entre Palmeiras e Bahia, o Flamengo chegou a 81 pontos. São 13 pontos de vantagem sobre o rival paulista
No domingo, caso o Palmeiras não vença o Grêmio, em São Paulo, o Flamengo será campeão.
O time rubro-negro mostrou serviço logo no primeiro minuto. Arrascaeta lançou Lucas Silva na esquerda. O atacante ganhou na corrida de Geromel e chutou fraco para defesa de Paulo Victor.
O Grêmio demora para equilibrar o jogo, mas ameaça aos 10 minutos, com Tardelli que avança até a entrada da área, mas Piris da Motta o desarma.
Aos 14, Rodinei se atrapalha ao tentar recuar, Everton se antecipa e cruza para Alisson cabecear para fora.
O Flamengo reage aos 19, com Gabigol que tabela com Arrascaeta e recebe dentro da área. O atacante gira rápido e chuta rasteiro para Paulo Vitor defender com as pernas.
O time rubro-negro chega rápido ao ataque, equanto a equipe gaúcha tem dificuldade em criar no meio de campo.
Em jogada de velocidade, aos 33, Gabigol cruza e a bola bate no braço de Léo Moura. Pênalti. Gabigol cobra e marca. Com 22 gols, atacante chega a 22 gols e vira o maior artilheiro do Rubro-Negro em uma edição do campeonato nacional.
2 tempo
A equipe gaúcha começa o segundo tempo com mais posse de bola, mas o time rubro-negro consegue equilibrar a partida, saindo melhor em contra-ataque.
Aos 11, Gabriel recebe pela direita, corta para o meio e chuta com perigo rente ao travessão. O Grêmio reage aos 18 minutos, com cruzamento de Léo Moura para cabeçada de Michel rente ao travessão.
A equipe gaúcha começa a ter mais volume de jogo aos 25 minutos, com tabela entre Léo Moura, Maicon e Pepê, que chuta rente ao travessão.
Três minutos depois, Gabigol é expulso depois de receber cartão amarelo por reclamação e bater palma para o árbitro que o expulsou em seguida. Ao deixar o campo, Gabriel é vaiado pela torcida do Grêmio. Ele ironiza e faz um gesto com a mão indicando o número cinco. Uma referência ao placar de 5 a 0 da Libertadores.
O jogo segue equilibrado. Aos 41, Vizeu cruzou para a área. Renê caído toca para escanteio. Gremistas pedem pênalti, mas a bola bateu primeiro no peito e depois no braço de Vizeu.
FICHA TÉCNICA
GRÊMIO 0 X 1 FLAMENGO
Estádio: Arena do Grêmio, em Porto Alegre (RS)
Árbitro: Raphael Claus (Fifa/SP)
Assistentes: Danilo Ricardo Manis (Fifa/SP) e Anderson José Coelho (SP)
Árbitro de Vídeo: José Claudio Rocha Filho (SP)
Gol
Flamengo: Gabigol, aos 36 minutos do primeiro tempo
Renda: R$ 1.175.820,00
Público: 28.541pagante
Cartão amarelo
Grêmio: Alisson
Flamengo: Rodinei, Piris da Motta, Gabigol
Cartão vermelho: Gabigol
GRÊMIO: Paulo Victor; Léo Moura, Geromel, David Braz e Cortez; Darlan (Michel), Maicon, Alisson, Tardelli e Everton; Luciano. Técnico: Renato Gaúcho
FLAMENGO: Diego Alves; Rafinha, Rhodolfo, Rodrigo Caio e Filipe Luís; Piris, Diego, Everton Ribeiro e Arrascaeta; Reinier e Gabigol. Técnico: Jorge Jesus