Em uma partida muito ruim tecnicamente, o Botafogo arrancou uma vitória diante da Chapecoense na Arena Condá, na luta contra o rebaixamento e chegou aos 42 pontos.
No primeiro tempo, de bom apenas duas finalizações do atacante Rhuan, uma em que a bola foi desviada e o goleiro João Ricardo faz a defesa aos 39 minutos e a outra numa jogada pela esquerda, em que o camisa 28 corta para o meio e chuta, aos 40. Dessa vez a bola passa por cima do travessão, levando perigo.
E o troco da Chape, veio quando aos 45, quando Eduardo pedalou na ponta direita, passou pela marcação e cruzou. Roberto finalizou sozinho na pequena área, perdendo gol feito.
Na segunda etapa, os donos da casa voltaram melhor e logo no primeiro ataque. após cruzamento da direita e dividida de cabeça, a bola bate na trave de Gatito. Na sequência, Gabriel se choca com Renato enquanto a bola passava em frente ao gol alvinegro. A Chapecoense pediu pênalti no lance, mas o juiz (e o VAR posteriormente) mandaram o jogo seguir.
Mas aos 8 minutos, após belo passe de João Paulo, Rhuan invade a área e toca por cima na saída de João Ricardo. Gol do Alvinegro e o primeiro do atacante como profissional.
Mais um troco, desta vez com Bruno Pacheco que cobra falta e a zaga afasta e no rebote, Eduardo solta a bomba e manda a bola para fora, passando perto da trave direita de Gatito.
O jogo continuou equilibrado e no último minuto o inacreditável: após cruzamento, Camilo desvia de cabeça e Henrique Almeida solta a bomba quase na pequena área e a bola vai para fora.
No fim, a vitória apertada fez o Botafogo chegar aos 42 pontos e bem perto de se livrar do fantasma do Z4.
Autor do gol, o talentoso atacante Rhuan falou do seu primeiro gol nos profissionais ao término da partida:
"Sonhei com esse momento. Quero agradecer a Deus em primeiro lugar e aos meus companheiros pelo apoio que sempre tive", disse a jovem promessa alvinegra.
Já a Chape, que daqui a dois dias completa três anos do trágico acidente que vitímou 71 pessoas entre jogadores, comissão técnica e jornalistas, sepultou de vez qualquer chance de se manter na elite do futebol em 2020.
FICHA TÉCNICA
CHAPECOENSE 0 X 1 BOTAFOGO
Data: 27 de novembro de 2019
Horário: às 19h30 (horário de Brasília)
Local: Arena Condá, em Chapecó (SC)
Árbitro: Anderson Daronco (RS)
Auxiliares: Leirson Peng Martins e Michael Stanislau (RS)
Árbitro de Vídeo: Ramon Abatti Abel (SC)
Gol: Rhuan, aos 8min do segundo tempo;
Cartões amarelo: Gabriel e Rhuan (BOT), Maurício Ramos e Bruno Pacheco (CHA)
CHAPECOENSE: João Ricardo; Eduardo, Douglas, Maurício Ramos (Camilo) e Bruno Pacheco; Márcio Araújo, Amaral, Roberto (Arthur Gomes) e Renato (Gustavo Campanaro); Henrique Almeirda e Everaldo. Técnico: Marquinho Santos
BOTAFOGO: Gatito Fernández; Fernando, Marcelo, Gabriel e Yuri; Cícero, João Paulo (Jean) e Alex Santana; Rhuan, Igor Cássio (Luiz Fernando) e Diego Souza (Vinicius Tanque). Técnico: Alberto Valentim