O Fluminense frustrou sua torcida no empate com o Avaí, neste domingo (1), na Ressacada. O time tricolor abriu o placar aos 35 minutos da etapa inicial, com gol do atacante Marcos Paulo e assistência do lateral Gilberto. A equipe catarinense empatou, aos 46 do segundo tempo, na segunda cobrança de pênalti do meia João Paulo. A primeira, cinco minutos antes, teve defesa do Marcos Felipe, mas o VAR viu o goleiro adiantado e mandou voltar.
O 1 a 1 no placar final, nesta 36ª rodada do Campeonato Brasileiro, deixou o Fluminense ainda correndo riscos. Com 42 pontos, o time ocupa a 15ª colocação na tabela de classificação e depende de outros resultados para permanecer na série A. Embora na frente do Ceará (38) e Cruzeiro (36), os próximos desafios serão contra dois fortes adversários: Fortaleza, na quarta-feira (4), no Maracanã e Corinthians, domingo (8), em Itaquera.
Marcos Paulo abre placar com linda assistência do Gilberto
O Avaí ensaiou levar perigo ao Fluminense no início da primeira etapa. O goleiro Marcos Felipe foi testado e defendeu bem sua meta. Mas o tricolor logo tomou conta do jogo e permaneceu no ataque até abrir o placar. Foi aos 35 minutos, numa bela jogada de Gilberto. O lateral invadiu a área após uma caneta no adversário, cruzou para Marcos Paulo, que cabeceou com categoria para dentro do gol. 1 a 0 para os visitantes na Ressacada.
Atuação do atacante tem sido fundamental e precisa nas últimas partidas. Mas o lateral tem surpreendido a torcida, apresentando um bom futebol. Antes da última vitória, com o Palmeiras, no Maracanã, Gilberto estava sendo muito criticado pelos tricolores. Porém já são pelo menos duas partidas fazendo a diferença, com assistências seguras. Marcos Paulo, mesmo isolado na frente neste jogo, continua decisivo para o Fluminense.
João Paulo empata em cobrança de pênalti no final
Avaí trocou o volante Marcinho pelo atacante Vinicius Araújo no intervalo. O Fluminense voltou um pouco apático para o segundo tempo. Time catarinense ainda fez mais duas substituições. Lourenço e Gabriel Lima entraram nos lugares de Caio Paulista e Léo. A equipe comandada por Evando se instalou no ataque com o inexplicável recuo tricolor.
Aos 30 minutos, Marcão sacou Nenê e Marcos Paulo. Numa tentativa de surpreender o adversário e mudar a atitude defensiva, entraram Guilherme e Pablo Diego. Aos 34, Guilherme coloca Pablo Dyego de frente para o gol, mas o atacante perde a oportunidade de ampliar e garantir os três pontos necessários para livrar o time matematicamente de um possível rebaixamento.
Aos 40 minutos da etapa final, Allan não aguenta e pede para sair. O lateral-direito Igor Julião substituiu o volante. Um minuto depois, pênalti para o Avaí. Jonathan foi derrubado por Nino na área e árbitro marcou. João Paulo cobrou e Marcos Felipe defendeu. O VAR informou que o goleiro tricolor estava adiantado e mandou voltar a cobrança. Na segunda chance, o jogador mudou o lado da cobrança e marcou. Placar final: 1 a 1.
FICHA TÉCNICA
AVAÍ 1 x 1 FLUMINENSE
Gol do Fluminense: Marcos Paulo (35/1T)
Gol do Avaí: João Paulo (46/2T)
Cartão Amarelo: Leo, Richard, Wesley e João Paulo (Avaí); Nenê, Luccas Claro, Guilherme e Marcos Felipe (Fluminense)
Local: Ressacada, em Florianópolis (SC)
Árbitro: Daniel Nobre Bins (RS)
Auxiliares: Lucio Beiersdorf Flor (RS) e Andre da Silva Bitencourt (RS)
Árbitro de vídeo: Rodrigo Guarizo Ferreira do Amaral (SP)
Assistentes de VAR: Lucas Canetto Bellote (SP) e Fabricio Porfirio de Moura (SP)
AVAÍ: Vladimir, Léo (Gabriel Lima), Eduardo Kunde, Marquinhos Silva e Ramon; Marcinho (Vinicios Araújo), Wesley e Richard Franco; João Paulo, Caio Paulista (Lourenço) e Jonathan. Técnico: Evando.
FLUMINENSE: Marcos Felipe; Gilberto, Nino, Luccas Claro e Caio Henrique; Yuri, Allan (Igor Julião), Dodi e Nenê (Guilherme); Marcos Paulo (Pablo Dyego) e Yony González. Técnico: Marcão