Na noite desta segunda-feira (2), ao entrar em campo para enfrentar o Cruzeiro, o Vasco da Gama se tornou o time de tricolores, alvinegros e cearenses.
Partida que fechou a trigésima sexta rodada, a vitória vascaína por 1 a 0, colocou a equipe mineira numa situação praticamente irreversível na luta contra o rebaixamento.
Numa partida muito disputada com a força física prevalecendo entre os jogadores vascaínos e cruzeirenses, foi um contra-ataque puxado por Andrey, que o volante Guarín bateu forte e rasteiro sem chances para Fábio.
Gol aos nove minutos que garantiu o Gigante da Colina na Sul-Americana do ano que vem.
Seis minutos depois, a torcida vascaína começou a cantar: "Arerê, o Cruzeiro vai jogar a Série B!", numa alusão ao fato da equipe mineira cair.
No segundo tempo, o Cruzeiro voltou melhor, tinha mais posse de bola, mas só chegou com perigo aos 14 minutos. Fred aproveitou cruzamento e cabeceou em direção ao gol. Fernando Miguel tentou a defesa, mas viu a bola escapar. Para sua sorte, ela foi sobre o travessão.
Enquanto o Vasco buscava timidamente o ataque, o Cruzeiro era mais objetivo e quase empatou aos 20 minutos. Egídio cobrou falta próximo ao gol cruzmaltino.
Com o passar do tempo, o jogo ganhou em emoção. O Vasco aproveitava os espaços para avançar, mas pecava nos passes na frente. Já o Cruzeiro pressionava, principalmente em jogada pelos lados, só que via a zaga cruzmaltina impedir as finalizações.
Nos minutos finais, o Cruzeiro teve a chance do empate aos 40 minutos. Fred aproveitou cruzamento, deu o passe para Ezequiel, mas o atacante chutou mal, pela linha de fundo para desespero dos mineiros. O Vasco tratou de recuar depois do susto e segurou o resultado para sair de campo com os três pontos.
FICHA TÉCNICA
VASCO 1 X 0 CRUZEIRO
Local: São Januário, no Rio de Janeiro (RJ)
Data: 2 de dezembro de 2019
Horário: às 20h (de Brasília)
Árbitro: Wilton Pereira Sampaio (GO)
Auxiliares: Bruno Raphael Pires (GO) e Leone Carvalho Rocha (GO)
Árbitro de Vídeo: Andre Luiz de Freitas Castro (GO)
Renda: R$ 567.032,00
Público: 19.314 pessoas
Cartões amarelos: Richard, Guarín e Rossi (Vasco); Éderson, Fred e Marquinhos Gabriel (Cruzeiro)
Gol: Guarín, aos 9min do primeiro tempo (Vasco)
VASCO: Fernando Miguel, Yago Pikachu, Osvaldo Henriquez, Leandro Castán e Henrique; Richard (Fellipe Bastos), Andrey e Freddy Guarín; Rossi, Marrony (Bruno Gomes) e Ribamar (Tiago Reis). Técnico: Vanderlei Luxemburgo
CRUZEIRO: Fábio, Orejuela, Cacá, Léo e Egídio; Henrique, Ariel Cabral e Éderson (Fred); Pedro Rocha (Ezequiel), David e Joel (Marquinhos Gabriel). Técnico: Adilson Batista