O Procon Estadual do Rio de Janeiro divulgou, na tarde desta segunda (02), um balanço sobre a Black Friday que se estendeu durante todo fim de semana no Rio de Janeiro. Segundo o órgão, foram recebidas 32 denúncias sobre maquiagem de preços, propaganda enganosa, venda casada e sites oferecendo descontos que os consumidores não conseguem utilizar. A equipe do Procon atuou também fiscalizando 16 lojas em bairros das Zonas Norte, Oeste e Sul da cidade do Rio. Nesse ano, os fiscais foram em algumas lojas semanas antes para averiguar se elas estariam oferecendo realmente os descontos anunciados ou se foram "maquiados".
Na filial da rede Ponto Frio em Ipanema, uma lavadora Electrolux de 13kg era vendida em 07/11 por R$ 1.299, no dia 21/11, seu preço era R$ 1.399 e, no dia 29/11, estava anunciado na Black Friday com o valor promocional de R$ 1.399. Já em outra filial da mesma rede no Shopping Iguatemi, no Andaraí, um fogão de cinco bocas Electrolux era comercializado em 07/11 a R$ 999, em 19/11, seu custo era R$ 1.099 e, na Black Friday, voltou a ser vendido a R$ 999. No mesmo local, na sexta-feira, cartazes apresentavam a quantidade de parcelas na compra a prazo com menor destaque que o valor das parcelas.
Os agentes do Procon perceberam a diferença e solicitaram a retirada imediata dos cartazes e a correção do erro. O mesmo problema, envolvendo divergências nos cartazes, foi encontrado em duas filiais das Casas Bahia no Norte Shopping e no Shopping Via Parque, na Barra da Tijuca.
Na filial das Casas Bahia em Ipanema, a TV Smart Samsung LED 4K UHD de 55 polegadas estava sendo vendida a R$ 2.799 em 14/11. Seu custo mudou para R$ 2.499 em 21/11 e manteve este valor na Black Friday, anunciado como valor promocional.
No Fast Shop do Shopping Leblon, o celular Galaxy A10 custava R$ 618,48 em 14/11, R$ 483,44 no dia 21/11 e, na Black Friday, ele estava anunciado por R$ 662,40.
O Procon alerta o consumidor para que pesquise o preço dias antes da Black Friday, a fim de evitar cair em fraudes.
"É recomendável que, antes de comprar, o consumidor sempre pesquise os preços do produto em sites e lojas diferentes. Isso vai ajudar a saber se estão com preços realmente promocionais e evita as compras por impulso. E, especialmente na Black Friday, acompanhar os preços praticados pelo mercado algumas semanas antes é uma boa estratégia para não cair nas "pegadinhas de maquiagem de preços", quando o fornecedor sobe o valor do produto para simular um grande desconto no dia da promoção", disse Cássio Coelho, Presidente do Procon.