O Botafogo frustou a sua torcida ao empatar em 1 a 1 com o Ceará, neste domingo, no Nilton Santos, e ficar fora da Sul-Americana. O Fluminense venceu o Corinthians, em São Paulo, e ficou com a última vaga.
Com o resultado, a equipe cearense se garantiu na primeira divisão do Campeonato Brasileiro em 2020. O time dependia de apenas um empate para alcançar o objetivo e ainda foi beneficiado com a derrota do Cruzeiro para o Palmeiras, no Mineirão.
O Ceará começa aceso o jogo. Aos 9 minutos, Ricardinho cobra escanteio para cabeçada de Luiz Otávio rente à trave. O Botafogo reage dois minutos depois, com Benevenuto que toca para João Paulo, Valdo tira de cabeça. No rebote, João Paulo chuta da entrada da área rente ao travessão.
O Botafogo tem mais volume de jogo, mas esbarra na forte marcação da equipe cearense, que joga compacta atrás, tentando explorar o contra-ataque. Aos 20 minutos, João Paulo cobra falta direto para o gol, rente à trave.
Numa jogada de contra-ataque, Luis Henrique avançou pela lateral e tocou para Marcos Vinícius marcar o gol, aos 38 minutos.
O Ceará adianta a marcação e avança mais ao ataque. Aos 44 minutos, Ricardinho cruza na medida e Galhardo cabeceia forte, obrigando Cavalieri a fazer uma grande defesa.
Aos 6 minutos, William Oliveira avança até a entrada da área e sofre falta de Vinícius Tanque. Ricardinho cobra falta e chuta rente ao travessão.
Gol do Palmeiras no Mineirão agitou a torcida do Ceará no Nilton Santos.
Aos 17 minutos, Galhardo tenta cruzamento, mas é impedido por Marcinho. Árbitro consulta op VAR e marca pênalti. Thiago Galhardo bate e marca o gol de empate.
FICHA TÉCNICA
BOTAFOGO 1 X 1 CEARÁ
Local: Estádio Nilton Santos, no Rio de Janeiro (RJ)
Árbitro: Luiz Flavio de Oliveira (Fifa-SP)
Auxiliares: Marcelo Carvalho Van Gasse (Fifa-SP) e Miguel Cataneo Ribeiro da Costa (SP)
Árbitro de Vídeo: Marcio Henrique de Gois (SP)
Gol
Botafogo: Marcos Vinícius, aos 38 minutos do primeiro tempo.
Ceará: Thiago Galhardo, aos 18 minutos do segundo tempo.
BOTAFOGO: Gatito Fernández, Marcinho, Marcelo Benevenuto, Gabriel e Yuri; Jean, Alex Santana, João Paulo e Leonardo Valencia; Luis Henrique e Rhuan. Técnico: Alberto Valentim
CEARÁ: Diogo; Samuel, Luís Otávio, Brock e Cristovam; Pedro Ken, Ricardinho, Baxola, Mateus Gonçalves e Thiago Galhardo; Leandro Carvalho. Técnico: Argel Fucks
Estádio: Nilton Santos, no Rio de Janeiro (RJ)
Árbitro: Luiz Flávio de Oliveira (SP) -
Assistentes: Marcelo Carvalho Van Gasse e Miguel Cataneo Ribeiro da Costa
VAR: Marcio Henrique de Gois (SP)
Público/Renda: 25.900 pessoas / R$ 326.325,00
Cartão Amarelo: Eduardo Brock, William Oliveira (CEA);
Cartão Vermelho:
GOLS: Marcos Vinícius, 38'/1ºT (1-0); Thiago Galhardo, 20'/2ºT (1-1);
BOTAFOGO: Diego Cavalieri; Marcinho, Marcelo Benevenuto, Gabriel, Lucas Barros (Yuri); Jean, João Paulo (Wenderson), Marcos Vinícius; Luís Henrique, Vinícius Tanque e Rhuan. Técnico: Alberto Valentim.
CEARÁ: Diogo Silva; Samuel Xavier, Valdo, Luiz Otávio e Eduardo Brock (Cristovam); William Oliveira (Pedro Ken), Auremir (Wescley), Ricardinho; Felipe Silva e Thiago Galhardo e Matheus Goncalves. Técnico: Argel Fucks.