Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

Saúde Pública

Prefeitura e Governo do Rio anunciam regulação de leitos nos hospitais

�"rgãos assinam acordo com participação do Ministério Público, da Defensoria Pública e da Procuradoria Geral do Município


A regulação única dos leitos vai desafogar as grandes emergências da cidade, como a do Hospital Geral de Bonsucesso. (Agência Brasil)

A regulação única de leitos na cidade do Rio de Janeiro ganhou um capítulo importante nas últimas horas. Representantes da Prefeitura do Rio, do governo estadual e da União assinaram acordo judicial com a União, o Estado e o Município do Rio de Janeiro para implantar a Central de Regulação de Leitos Unificada.

A implantação foi determinada em sentença, proferida pelo juiz da 11ª Vara Federal do Rio de Janeiro, a partir de plano de ação conjunto apresentado pelos três entes públicos no curso de uma ação civil pública movida pelo MPF e pela DPU em 2012 para adequar o espaço físico e o número de pacientes internados na emergência do Hospital Federal de Bonsucesso.

Com a medida, município e estado passam a enxergar uma fila única de pacientes que necessitam de leitos dos hospitais da rede federal, estadual, universitários localizados no município.

Plano prevê unificação dos sistemas informatizados

O plano prevê a unificação dos sistemas informatizados existentes (SISREG, SER e Plataforma) e utilizados pelas Centrais Municipal e Estadual de Regulação em plataforma unificada.

"Com esse acordo, o município e o Estado passarão a enxergar a disponibilidade de leitos em unidades estaduais e federais e vão poder solicitar leitos, incluindo de terapia intensiva adulta e pediátrica, nos hospitais dessas outras redes e que também fazem parte do SUS. Teremos mais leitos de enfermaria de retaguarda e, com isso, liberamos vagas nos nossos hospitais para receber novos casos de urgência e emergência", explicou o secretário municipal de Saúde, Marco Antonio de Mattos.

O acordo estabelece que os secretários municipal e estadual de Saúde, em cogestão, exercerão a autoridade sanitária para o acesso dos pacientes aos leitos disponíveis; bem como prevê a criação de comitê gestor e de grupo técnico para o acompanhamento, mapeamento, monitoramento e controle dos leitos disponibilizados pelos hospitais para a Central Única de Regulação de Leitos.

A central única de regulação de leitos dará mais transparência e controle a todo o processo e sua instalação vem sendo discutida desde 2009. Participam ainda do acordo o Ministério Público Federal, a Defensoria Pública da União e a Procuradoria Geral do Município.

Prefeitura Rio Governo do Rio regulação de leitos nos hospitais Ministério Público Defensoria Pública Procuradoria Geral do Município Hospital Geral de Bonsucesso Representantes da Prefeitura do Rio Central de Regulação de Leitos Unificada 11ª Vara Federal do Rio de Janeiro Hospital Federa

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!